8.8.09

na presença de D-s.

hoje, dia 08.08.2009, é o lançamento oficial do dvd "na presença de D-s", ou ELEF (encontro de louvor em família). tem muitas razões que tornam isto um evento especial. pra começar, este dvd foi gravado em agosto de 2004, ou seja, depois de sua gravação, demorou 5 anos para sair. se ele, depois de 5 anos, ainda conseguiu ser lançado –e ouso dizer que ele ainda é atual– isto em si já quer dizer muito. dizer ainda, dentro deste contexto, que sua primeira tiragem já acabou, é no mínimo significativo.


já escutei muita gente (além dos próprios adventistas, por favor, né, rs.!) dizendo que a música adventista, de modo geral, se destaca pela qualidade (tanto de produção, como vocal, musical, etc.); em muitos lugares nossa música é até considerada elitista! o que pouca gente sabe é que, em parte, isto é uma consequência da vida, obra, dedicação e serviço de um homem visionário: williams costa jr. [apenas alguns exemplos de produções assinadas por ele: o LP com a gravação original de "100 ovelhas" de ozéias de paula; a cantata "vento livre" da igreja batista do morumbi, de guilherme kerr, jorge camargo, jorge rehder e nelson bomílcar com participação especial de joão alexandre; o álbum mais vendido do prisma brasil "discípulo Teu" com canções como "asas da alva" e "eu não me esqueci de ti"; o mais vendido dos arautos do Rei de todos os tempos (ou pelo menos era há uns 3 anos) "em nome de Jesus"; todos os discos da cantora sonte, sua esposa; e meu primeiro cd "poemas e canções", entre muitas outras.]

o que muitos adventistas sabem, mas quase nunca admitem (e que, fora nós, praticamente ninguém sabe), é que, ao passo que temos excelentes gravações e cantores solistas, quartetos, grupos, corais e orquestras, nosso cântico congregacional está com sérias dificuldades. isto se torna ainda mais grave pelo fato de crermos que nossa missão seja pregar a 1a mensagem angélica (leia
apc. 14), que, em sua essência, é uma mensagem de adoração. só que nossa experiência de louvor e adoração congregacional é extremamente... bem... vou usar a palavra "difícil" (digo isto referindo-me à realidade do dia-dia, nas congregações nos cultos habituais).

é verdade, temos hinos tradicionais lindos em nosso hinário e às vezes até aparece um ou outro "corinho" bonito, rs... mas parece que, talvez pelo fato da música ser um assunto tão polêmico para nós, a gente tem uma dificuldade imensa de entregarmo-nos ao louvor, de cantarmos com a mente
e o coração. somos excelentes ouvintes, mas na hora de cantarmos juntos falta... não volume, mas energia... se é que vocês me entendem.

o
ELEF é a iniciativa do mesmo homem visionário anteriormente citado (o meu tio willy) de não revolucionar, mas reavivar a nossa experiência de louvor, de um jeito que seja compreensível para nós. falo compreensível pela linguagem.

é muito difícil explicar certas coisas sem que as pessoas façam aplicações para o que é superior e inferior e isto me entristece muito. de modo geral, cada ser humano age como se ele fosse o padrão para as coisas, o que é até compreensível, porque, afinal, a gente só consegue, mesmo, enxergar as coisas do nosso ponto de vista, ou não?!
a resposta é não(!!!). é raro, mas é possivel conhecer pessoas que exercitem o que é denominado de alteridade. somos intolerantes, porque não exercitamos a alteridade, que, resumindo (muito), é a capacidade de desconfiarmos de nós mesmos e de até mesmo partir do pressuposto que, talvez, nossa maneira de pensar e agir não seja a única correta, nem a mellhor.

quando participei (no vocal) da gravação do dvd "D-s de promessas" do então ainda
toque no altar, fiquei emocionadíssimo em ver um atl hall com mais de 8.000 pessoas cantando de uma maneira que até então eu nunca havia visto. e daquelas pessoas que estavam tão emocionadamente e emocionantemente cantando aquelas canções talvez poucos consigam fazer o exercício necessário de entender um dvd como o ELEF. primeiramente pelo fato de não conhecer nenhum dos solistas que participaram e isto dificultar ainda mais a compreensão do significado daquilo. segundo, pelo fato de o dvd, como quase todos os dvds, não conseguirem traduzir o que foi estar lá, no dia. e depois, pela linguagem, mesmo. mas para mim, foi um dos momentos mais importantes da minha vida; talvez a primeira vez em que pude participar genuinamente de um momento de louvor e adoração e pra mim, aquele momento, aquele dia, aquele final de semana, foi simplesmente perfeito.

e gente... pelo preço de 3,60R$ para um dvd original (é isto, mesmo!!!)... acho que pelo menos como exercício de alteridade, rs, vale a pena pra todo mundo.

meu conselho:
a) dê uma boa vasculhada no site
www.elef.org.br, tem inúmeros videos explicando o que é, etc.
b) compre mais do que um, pra dar de presente, e –MUITO importante–
c) quando for assistir, faça isto com calma, com espírito de oração e
sem interrupções(!!!)
d) lance mão dos depoimentos nos extras; ajudam bastante, também, na compreensão
e) se você ainda assim não gostar, rs... ;( fique um mês sem assistir e tente de novo, rsrsrs... ;)