12.2.10

viagem longa (parte I)

nem acredito que já faz tantos meses em que eu não posto aqui… e aconteceu tanta coisa! passei 78 dias fora de casa… e visitei muitos lugares e países diferentes (tantos, como nunca o havia feito antes em uma só viagem)… para quem gosta de fotos, criem um perfil no facebook e me encontrem lá, rs… dentro em breve postarei algumas fotos de cada lugar por onde passamos. [obs.: facebook é BEM mais legal que orkut, rs…]

na ida meu vôo fez escala em lima, peru, e passamos (minha esposa e eu) 13h no aeroporto esperando nossa conexão… comemos uma soupa deliciosa chamada de crioulla, tomamos inca cola, mas infelizmente não pudemos sair do aeroporto pra ver a cidade. passei o dia com frio (pense num ar-condicionado forte!), editando uma música do cd "avinu malkenu"…

de lá fomos a miami, fl… cantamos no acampamento adventista de thanksgiving dos brasileiros da florida, num lugar que fica no norte do estado, ou seja: onde, nesta época do ano, faz um friozinho gostoso, em meio a uma natureza e um silêncio maravilhoso.

na semana em que retornamos deste acampamento pegamos um cruzeiro da holland-america line… fui convidado, no início de 2008, a participar de um cruzeiro chamado camp meeting at sea, organizado pelo family reunion music. lá, além de fazer muitas amizades novas e conhecer muita gente muito legal, assistimos a palestras fantásticas do pr. mark finley, pr. richard davidson, de sua esposa joann davidson, do pr. fred kinsley e do dr. hans diel; que programação abençoada! e foi meu segundo contato com este povo maravilhoso do family reunion… (em maio de 2009 participei da gravação de um dvd que ainda não saiu.) foi muito interessante e muito legal cantar para uma platéia de umas 600 pessoas (mais ou menos metade do navio estava com o grupo do family reunion) que nunca haviam ouvido falar de mim e nem sabiam quem eu era… o único problema: como ninguém lá fala português eu tive que arrumar um monte de música pra cantar em inglês (músicas que eu nunca antes tinha cantado), além das músicas deles em que eu participei (que eu também nunca tinha cantado; ou seja: um repertório inteiramente novo, rs.!). neste cruzeiro passamos pelas bahamas, por aruba, curaçao, panamá e costa rica. tinha dois cultos/programações por dia que eram realizadas no auditório principal do próprio navio. o único lugar em que cantamos foi curação, uma ilhazinha linda pertencentes às antillas holandesas, praticamente de frente pra costa da venezuela.

voltando para fort lauderdale, fl, a gente ficou na casa de um pessoal muito legal que levou a gente pra ver estrelas cadentes na praia, com direito a luneta e tudo… era uma noite em que havia sido anunciado que a região da florida teria uma vista privilegiada de uma quantidade estupenda de estrelas cadentes… só eu vi umas 30…

no dia seguinte fomos à região de dc, visitar meu tio willy (pr. williams costa jr.) e sua esposa sonete… passamos alguns dias muito corridos por lá… eles estavam fazendo os preparativos pra viajarem pro brasil pra passar o natal e a dani e eu aproveitamos pra ajudar no que podíamos nos preparativos da viagem…

no final de semana seguinte fui cantar numa iasd de brasileiros que fica na pennsylvania, na capital, em philadelphia… e o que aconteceu, bem no dia de eu cantar? uma tempestade de neve… mas não qualquer uma: a segunda maior tempestade de neve desde que começaram a medir estas coisas em 1845!!! demorei duas horas e meia até chegar na igreja… e tinha pouca gente, é claro… todos haviam sido aconselhados a ficarem dentro de casa e não sairem dela, a não ser por alguma emergência… o pessoal que me convidou ficou em dúvida se eu deveria fazer a programação da tarde, mas depois que lhes contei da vez em que fiz uma programação completa de 1,5h pra 8 pessoas (4 das quais tinham ido pra aquela igreja comigo) e que não fazia (faz) diferença nenhuma cantar pra pouca gente e pra muita gente, logo mudaram de idéia… daí cantei pra umas 20 pessoas?! no máximo 30 valentes que enfrentaram o frio, a neve e a tempestade, rs… foi uma bênção… e com certeza nunca vou me esquecer do carinho do povo de philadelphia (e, claro, da tempestade de neve, rs…).

vou fazer o relato desta viagem em partes, porque se não NUNCA vou postar nada neste blog… ainda sequer cobri o primeiro mês, mas vamos assim, aos poucos, rs…