24.9.11

daniela araújo…



este é um post que estou ensaiando pra escrever já faz um tempo… e normalmente, quanto mais eu demoro pra escrever um post, mais sucinto e objetivo ele fica… esperamos que esta verdade se confirme neste texto, rs…

conheci a dani em 2006 durante os ensaios do vocal (do qual nós dois participamos) para a gravação do dvd "D-s de promessas" do então ainda toque no altar. quem nos apresentou foi o ton carfi. naquela época ela já estava trabalhando no que seria o seu primeiro cd, cheia de idéias… e não demorou pra eu descobrir que, no fundo, desde os 16 anos ela está se preparando para um momento que –por milhões de razões– só vai se concretizar amanhã… 

mas este momento, do lançamento de seu primeiro cd, não poderia se realizar de maneira melhor… e embora eu tenha participado muito pouco desta espera (um pouco menos de 5 anos, talvez), acho que posso dizer com certeza que esta espera valeu a pena.

é muito raro alguém conseguir reunir tanta coisa boa num primeiro cd. e ainda mais raro é alguém conseguir ser tão "ela, mesmo" já no primeiro cd. não me entendam errado: a dani pagou e paga um preço muito alto por tudo isto! literalmente 99% de todas as decisões neste cd não somente foram aprovadas por ela, mas saíram de sua cabeça. agora imagina o peso e a pressão que isto traz consigo! ainda mais quando se leva em consideração que seu pai trabalha com produção há 40 anos, sua mãe também, seu irmão (jorginho araújo) é produtor e eu, seu marido, também tenho lá um pouquinho de experiência na área de música e produção.

mas não… a dani precisou e precisava trilhar seu caminho sozinha –auxiliada por todos nós, claro– mas assumindo todo o peso da responsabilidade. e não foram uma, nem duas e nem três vezes no decorrer desta produção (que durou quase 4 anos) em que eu tinha certeza absoluta que ela estava tomando uma decisão errada apenas para –depois, claro!– perceber que ela estava coberta de razão. e isso requer muita energia, muita força. discutir comigo e discordar de mim em questões musicais requer MUITA energia. às vezes eu posso ser muito babaca. ir contra a opinião de todo mundo, gente mais experiente, e, no final, ainda ter razão…! é algo que eu admiro muito na dani. ela sabia o que não queria. e sabia o que queria. às vezes talvez não soubesse como explicar, rs., mas chegou no resultado que queria. demorou, mas chegou. sofreu um bocadinho, rs., mas chegou.

outra coisa que requer muita coragem é, já no primeiro cd, fazer um trabalho totalmente autoral. das 15 faixas apenas 2 não são de sua autoria. ela até me obrigou a assumir parceria na letra em 4 músicas, mas eu juro que não fiz nada além de reescrever idéias que a música já continha. e não que ela não fosse capaz de fazer isto, ela, mesmo… é que quando se trata de música nossa, muitas vezes falta objetividade. tem músicas neste cd que ela compôs quando tinha 17 anos… e conseguiram sobreviver as inúmeras metamorfoses pelas quais qualquer pessoa nesta idade passa e ainda permanecer relevantes.

meu nome até aparece nos créditos de produção, mas sinceramente: a única coisa que fiz foi ajudá-la a ser quem ela já sabia que era antes de me conhecer. nem de todos os contatos que eu já tinha na música ela precisava (só o das cordas, talvez), já que ela e o jorginho conhecem praticamente todo mundo que é necessário conhecer pra chegar neste resultado. meu maior trabalho, na verdade, foi o de fazer todas as edições finais. e creiam, deu muito trabalho! deixar um disco tão complexo quanto este redondinho é um trampo que só… mas como é prazeroso trabalhar num cd com tantos elementos maravilhosos. ora eram os vocais, ora eram as cordas, ora as guitarras fenomenais, ora a voz da dani, mesmo, e sua interpretação que me emocionavam ao editar.

sei que a esta altura do post tem alguns entre vocês que acham que sou um marido apaixonado e que eu estou exagerando, que não é e que nem pode ser tudo isto…! tá bom… ouçam só de raiva e me provem que estou enganado. e entendam esta próxima frase como quiserem: esqueçam tudo que vocês já viram e ouviram da dani na internet e no youtube. sem desmerecer, mas o cd dela é outra coisa. completamente diferente. 

só vou pedir uma coisa: quando forem ouvir (mesmo que "de raiva", rs.) escutem o cd inteiro e dêem atenção aos detalhes de letra, musicais e de seqüência… depois disto, falem o que quiserem, rsrsrs…

a força, a coragem, a dedicação e principalmente a musicalidade intuitiva e o bom gosto da dani neste processo tiveram um impacto muito grande sobre minha vida e sobre minha maneira de fazer música. e vocês notarão isto com o lançamento do meu próximo cd. trabalhar com ela e com o jorginho mudou minha maneira de pensar produção. e vocês verão que no meu próximo cd ("princípio e fim" ainda em 2011) vocês terão um "leo" em essência o mesmo, mas bem mudado. pra melhor, claro.

e fica o recado: a partir de amanhã vocês já poderão adquirir o cd "Daniela Araújo" em qualquer lugar em que vocês normalmente encontram cds da sony music.  


ps.: se demorar pra chegar, cobrem e encham o saco das lojas, rs…! distribuição não falta… às vezes as lojas demoram pra fazer o pedido à gravadora ou pedem apenas poucas peças. aí é com a loja de sua preferência… e cabe a você, consumidor, atazanar a vida deles, rsrsrs…