há 2000 anos o povo de D-s vive na espectativa da volta de Jesus. os próprios discípulos acreditavam que seria ainda na geração deles! tem muita coisa que a gente não entende (e nem precisa entender)... uma delas é o porquê "disto tudo" estar demorando tanto.
na bíblia diz que é pela misericórdia de D-s. afinal, se não tivesse demorando tanto, você, que lê isto, e eu jamais teríamos nascido e/ou tido possibilidade de salvação (ou até mesmo de existir). mas fato é que um dia D-s terá de se levantar de Seu trono (figurativamente falando, obviamente) e dar a ordem pra que Jesus venha nos buscar, como prometido em tantos milhares de textos, a exemplo de joão 14:1-3 (nas palavras do próprio Cristo).
quando a gente lê matheus 24, que o Amor se esfriará em muitos, parece que Jesus está falando dos dias de hoje... e que não tem mais pra onde piorar. mas quantas gerações antes de nós, como a do pós-guerra, ou a da liberação (libertinagem?) sexual das décadas 60 e 70 não pensaram a mesma coisa? e, aparentemente, a humanidade ainda consegue achar novas maneiras de superar, aprofundar e intensificar a sua própria decadência... verdade é que simplesmente não temos como saber até que ponto nós seres humanos seremos capazes de nos autodestruir.
como poderemos, então, saber qual vai ser a última geração, aquela que nunca verá a morte?
“[...] vós mesmos estais inteirados com precisão de que o dia do Senhor vem como ladrão de noite. quando andarem dizendo: paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição. [...] mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse dia como ladrão vos apanhe de surpresa; porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas. assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios.” (i tess. 5:2-6)
o mais importante não parece ser quando, de fato, Ele vai voltar, mas -e isto, sim!- a maneira com que nos portamos em relação a este evento. D-s sempre pediu para que Seus seguidores vivessem como se Seu retorno fosse iminente, não porque Ele quer nos enganar (é claro que um D-s onsiciente sabe exatamente quando haverá de retornar a esta terra), mas porque Ele sabe que, para nós, esta é a melhor maneira de viver.
certa vez assisti a um dvd em que bill gaither sabiamente proferiu algo semelhante a isto: “é fundamental para o cristão ter uma clara noção do conceito de que somos pregrinos nesta terra; é somente quando temos uma clara noção disto que todas as outras coisas paracem tomar suas devidas proporções.”
eu arriscaria ampliar este conceito. na iminência real da volta de Jesus tantas destas questões superficiais e comportamentais com as quais perdemos tanto tempo em comissões de igreja, acampamentos, congressos e afins... elas perderiam muito se não completamente sua importância.
curiosamente ou não, foi sempre quando a igreja acreditava que Cristo voltaria muito em breve que ela -como indivíduos e como povo- se purificava e se focava no que era realmente importante, porque quando você sabe que o tempo é curto -por mais conteúdo que você tenha- você só fala o que é REALMENTE importante; você filtra, você seleciona, você destila.
a única maneira de pregar de maneira eficaz que Jesus Cristo vai voltar em breve é vivendo todos os dias como se você soubesse com certeza que Ele voltará amanhã.
comece fazendo isto hoje, no dia 06.09.2008. viva hoje como se Cristo fosse voltar amanhã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário