a maioria das pessoas que me conhece, sabe que não sou muito de datas comemorativas, de maneira geral. já escrevi aqui a respeito da minha quase àversão a meu aniversário, e, sinceramente, natal também não está exatamente entre as minhas datas prediletas, também, rs… isto talvez tenha várias razões… não sei ao certo dizer quais… com certeza não tenho nenhum problema com a celebração do nascimento de Jesus (que, por sinal, de uma maneira ou de outra celebramos –ou deveríamos celebrar– todos os dias), tampouco tenho dificuldades pelo fato da data e alguns dos símbolos mais corriqueiros serem "pagãos"…
talvez tenha um pouco que ver com o que minha amiga fabiana bertotti escreveu num post em seu blog… e talvez tenha que ver com o fato de os primeiros 12 natais dos quais eu tenho memória terem sido vividos no hemisfério norte, na neve, no escuro e de eu estar, neste momento, mesmo que de madrugada, derretendo de calor aqui na ZN de são paulo, rs…
até tenho algumas memórias lindas de natal, como aquela vez em que o passamos na casa de minhas tias-avós em stuttgart, no sul da alemanha, com o pôr-do-sol às 16:30hs e neve, com direito a um pinheiro de verdade, cujas luzes eram velas de verdade (e não estas luzes coloridas artificiais) e com canções natalinas (predominantemente barrocas) cantadas por todos nós em volta de um piano de armário que já sobrevivera a duas guerras mundiais…
aliás… se tem uma coisa de que sempre gostei, desde que me entendo por gente, é música de natal. se a festa, os presentes, o peru, as compras e o estresse não me comovem, música de natal ocupa um lugar especial no meu coração. e para o desespero da minha esposa e outras pessoas de convivência próxima, escuto música de natal o ano inteiro, rs… e me deu uma vontade de compartilhar minhas músicas prediletas com vocês.
estas primeiras duas ocupam um lugar especial e de destaque para mim. meus pais têm uma edição especial de 2 vinis em couro vermelho de canções de natal do mormon tabernacle choir (o coral de 300 vozes da sede da igreja dos santos dos últimos dias em salt lake city) e esta sonoridade singular deste coral consegue evocar em mim os sentimentos mais natalinos possíveis. escuto este som desde muito antes da invenção do cd!!! pelo menos, desde os 6 anos de idade (ou seja: 1985).
no primeiro vídeo a música termina lá pelos 3:30, mas o vídeo continua… não me perguntem por quê, rs… e esta primeira música, pra mim, é a mais natalina de todas!
esta segunda é uma de minhas canções prediletas de natal… o arranjo aqui é bem diferente daquele que eu tenho na minha cabeça, sempre que penso nesta música, mas é um arranjo lindíssimo (aliás, muito mais bonito do que eu jamais seria capaz de fazer) e também do mesmo coral, com aquela sonoridade que pra mim "grita" natal, rs…
agora não poderiam faltar duas músicas de morten lauridsen (o autor do "amen" que segue à música "somente a Ti" do cd viver e cantar) e embora ambas façam parte da minha vida há muito menos tempo, conseguem me sensibilizar no mínimo tanto quanto as duas aí acima.
sem comentários, primeiramente "O Magnum Mysterium" (e coloquei aqui uma versão que é só audio, mas que é a melhor de todas, além de estar em hd):
e depois "sure on this shining night"… por alguma razão, o blogger aqui não está carregando exatamente a versão que eu quero, que é em hd; detalhe: é o próprio lauridsen quem está tocando o piano (sim, ele ainda está vivo!)… então clique aqui para assisti-lo, por favor! (e não deixe de assistir, porque talvez, de todas, seja a música mais linda!!!)
acho que, pra começo de conversa, tá legal… vou ver se arrumo um tempo pra postar amanhã mais músicas de natal, mais modernas, talvez (mercyme, future of forestry, etc.)
ps.: para os lauridsen afficionatti (diga-se jonas paulo, rs.) vai sair um documentário a seu respeito no dia 07.02.2012 que promete, hein? pra quem quiser saber mais, clique aqui.
ps.: para os lauridsen afficionatti (diga-se jonas paulo, rs.) vai sair um documentário a seu respeito no dia 07.02.2012 que promete, hein? pra quem quiser saber mais, clique aqui.