17.12.13

landon

um dos verdadeiros mistérios que a vida não explica é a oração intercessora.

como exatamente ela funciona eu não sei. até mesmo porque há muitos indícios e textos bíblicos que evidenciam que D-S sempre faz o que é melhor para nós, independentemente de querermos ou pedirmos este "melhor" para nós mesmos.

é fácil compreender que algo acontece dentro de MIM quando eu oro por uma pessoa ou por uma causa que não é minha; ME edifica, no sentido de eu me tornar menos egoísta e mais como o próprio D-S, que, ao invés de ser servido, prefere servir; até mesmo quando nós Lhe expressamos o desejo de servi-lO, Ele nos convida prontamente a servirmos ao que Ele chama de "Seus pequeninos", tamanha a Sua grandeza (kavod = peso/glória).

também faz sentido que, se eu estou orando por, por exemplo, meu país ou minha comunidade (algo de que eu faço parte) a repetição deste exercício me ajudará a conscientizar-me do que precisa ser feito para melhorar meu país/comunidade e, por fim, me impulsionará a SER o que meu país/comunidade precisa que eu seja para que meu país/comunidade se torne melhor. e é provavelmente por isso, inclusive, que, no sermão do monte, Jesus nos pede para que oremos pelos nossos inimigos. quanto mais o fizermos, mais tempo passaremos pensando em quem consideramos nossos inimigos e esta reflexão, dirigida pelo Espírito Santo, poderá nos ajudar a compreendermos o porquê de considerarmos aquelas pessoas "inimigas"; no caso ideal, ainda, provocará em nós empatia e compreensão ao ponto de acabar com esta inimizade.

mais difícil, no entanto, é compreender por que minha oração pelo meu próximo deveria alterar alguma coisa "no universo", ou fazer alguma diferença na vida dele ou daquela causa (sendo que eu não tenho nenhuma influência sobre aquela pessoa/situação/causa). mas há indícios na Palavra de que isto é tão real quanto o que expliquei nos dois parágrafos anteriores.

não compreendo, mas aceito, pela fé.

semana passada encontrei, depois de muito tempo, uma de minhas melhores amigas e conheci, pela primeira vez, seu filho de 2 anos e meio de idade. landon é de uma energia incrível. sua mãe brinca que ele não anda; apenas corre, rs.! ama brincar com bolas e faz toda criançada que estiver com ele correr pra lá e pra cá, seguindo o seu costume, de tão contagiante que é.

landon nasceu com uma doença chamada hirschsprung's desease. não entendo nada de medicina, mas sei que a probabilidade de alguém nascer com isto é de 1 em 5.000.

mais recentemente se descobriu que ele tem um outro problema chamado chiari malformation. na maioria dos casos esta doença é assintomática e a pessoa passa grande ou a maior parte da vida sem saber que ela tem esta doença. por um lado é bom que o diagnosticaram tão cedo. por outro lado, se ele, tão novinho, já apresenta sintomas, talvez seja porque o caso dele é mais grave.

para mim foi interessante conhecer o landon pessoalmente, porque oro por ele desde o dia em que ele nasceu. mas confesso que eu não sei pelo quê, exatamente, orar. oro pela cura completa das duas raras doenças? oro pra que ele não sinta dor? oro pra D-S dar sabedoria e força aos pais e família para suportarem a situação? oro pra que estas dores fortes que ele sofre tão novinho não deixem sequelas em sua personalidade? oro para que não seja necessária uma neurocirurgia? oro pra D-S dar sabedoria aos médicos no diagnóstico de qual o melhor procedimento cirúrgico a ser adotado? oro pra D-S dirigir os pais na escolha pelo melhor médico em relação ao diagnóstico, ou cirurgia ou apenas pra D-S dirigir a mão do cirurgião independentemente de quem seja ou qual o procedimento? e se eu oro por estes detalhes de cirurgia, será que é porque não tenho fé de que D-S pode evitar que a cirurgia seja necessária? ou será que eu deveria ter fé de que D-S pode e vai fazer qualquer doença sumir, do nada?

mesmo não sabendo o que pensar, como agir ou pelo que/como orar, continuo orando. porque creio. em quem Ele é e no que Ele pode fazer. e quero convidar você a fazer o mesmo. ore comigo, pelo pequeno landon.

sei que muitos dos que lêem este texto estão passando por suas próprias dificuldades. ou conhecem pessoas que necessitam de oração. que tal você aproveitar o espaço de comentários para fazer o seu pedido de oração. e você que ler este texto ou qualquer dos pedidos expressos nos comentários, tome um tempo curto para orar especificamente por cada pedido que você ler.

e que tal compartilhar este post para cada vez um maior número de pessoas se unir a nós nesta corrente de oração?

já postei este texto no facebook, mas vou separar um tempo, todos os dias, para ler os pedidos de vocês e orar nominalmente por cada um aqui também; fará parte da minha meditação diária, este tempo de oração. não sei se eu vou conseguir ler todos os comentários/pedidos. e não vou nem tentar comentar ou responder a todos. mas existe algo de muito especial quando a gente ora por pessoas/causas que de nenhuma maneira têm como beneficiar a gente.

que possamos orar mais pelos outros do que pela gente. e que, talvez um dia, como consequência disto, possamos FAZER mais pelos outros do que fazemos por nós mesmos.

12 comentários:

wandril viana disse...

Eu estarei orando Leo, e aproveito para que ores por um jovem que luta diariamente com as tentações de satanás, este já não sente mais vontade de ler a bíblia, ou ter uma comunhão diária com Deus, porém ao ver histórias com a de Landon eu sei que Deus fala comigo, me fazendo um pedido pra voltar... Esse jovem sou eu!

Rodrigo disse...

Muito bom esse texto, me lembro quando oramos pelo Daniel Salles. Meus amigos e eu oramos por ele quase uma madrugada inteira e sei como é sentir o poder de D-s agindo e depois disso tem sido muito frequente orar pelos outros... Queria pedir que orasse pela minha saúde e pela vida profissional, esse ano tem sido muito difícil, mas creio que o Eterno tem um escape para td isso! Valeu!

lucas disse...

Sim... Procuro orar por algumas pessoas, tenho algumas q nem conheco direito e oro, ha realmente beneficios em orarmos pelos outros! Vou orar pelo landon, separarei um orario na minha agenda. O meu pedido é por mim. Tenho um problema gigante comigo, nao consigo deixar de vez a pornografia e a masturbaçao e por concequencia todo o erotismo q esta marcado em minha mente! É uma luta muito intensa q tenho a alguns anos já! E agora q estou servindo mais a Deus sinto mais vontade de fazer a coiza certa! Preciso de muita oraçao! Por favoor! Eu nao quero continuar com isso!

Karolayne disse...

Como foi aconselhado por tiago em sua carta "orai uns pelos outros, para que sareis... TG 5:16". Oremos por aqueles que por algum motivo se distanciaram dos caminhos do Senhor

Jennifer Dias disse...

Peço que ore por um jovem chamado Danilo. Ele descobriu recentemente que está com um tumor na próstata. Ele mora em Botucatu - SP.
landon está em minhas preces.
E que nossa maior oração seja essa, a de sermos cada vez mais homens e mulheres que intercedem pelo seu semelhante e não somente por si mesmos. Reflexão necessária!!!

Thiago Lourenço disse...

Paz Léo! Muito boa a reflexão. Post abençoado. Oremos uns pelos outros. Abs.

Obs.: Aproveitando a oportunidade: e o DVD? Estou super ansioso, rs.

Polliana disse...

Obrigada por postar! Orar por Landom certamente fará eu pensar menos em mim. Nada melhor do que ter outras causas e razões pelas quais viver. Ore por mim também, para que esse seja meu estilo de vida; AMAR a Deus a meus semelhante e servi-los. Apenas. Um abraço!

Ana B. disse...

Excelente texto.
Tenho muitos questionamentos em relação a oração intercessória, mas sem duvidas orar pelos outros é um dos fatores que não me permitem abandonar a Deus por não entende-lo.

Shayanni disse...

Muito bom o texto mexeu muito comigo, nunca havia pensado desta forma, D-s te usou para falar comigo, estou com ela na minha cabeça, pensando 24h nisso. Lembrei muito deste texto nestes últimos dias, moro em Vitória no ES, e estamos chorando com a forte chuva que assola nosso estado. Ore por nós, ore pelo ES, se puder de alguma forma ajudar em divulgação, precisamos de muita oração e ajuda material também (água mineral e cestas básicas principalmente. Estou escrevendo e chorando, eu amo o lugar que Deus me deu, e não estou suportando tanto sofrimento do povo capixaba, muitos deslizamentos, alagamentos, e até mesmo mortes. Tudo tem um proposito, que Deus governe meu querido Estado, seja o Senhor do ES, pois de alguma forma, não sei como , isso vai cooperar para o bem daqueles que O amam. Shalom

jeanderson disse...

a partir desse texto, redescobri que preciso voltar ao primeiro amor! oremos um pelos outros!

Anônimo disse...

Shalom Leonardo! A Palavra de Deus nos diz em Efésios "que devemos orar com súplicas por todos os santos e em todo o tempo". É um dos exercícios da fé. Não há motivo mais nobre que orar por alguém, eu já vivi isso, tanto intercedendo quanto recebendo intercessão. Não há como explicar, é algo que somente Deus o poderia. O Landon desde já faz parte das minhas orações e você também. Ore também pela minha vida, principalmente pelo ministério árduo que Deus me entregou, que amo muito, mas que por vezes me faz chorar muito também. Deus te use e te faça ousado em Sua presença!

Bruno disse...

Que Deus te abençoe muito e ao Landon também. Orem por favor pela Gabriela e familia que estao passando por momentos difíceis