22.5.09

1. é preciso apenas crer (prólogo)

a gravação original desta faixa se deu pelo quarteto arautos do Rei, no ano de meu nascimento, 1979, no então ainda vinil "não desistir". nesta época mário jorge lima, autor desta canção, era o diretor musical e pianista dos arautos, e meu pai, francisco gonçalves, era o barítono. foi a única música brasileira a ser gravada para este disco (nesta época ainda se gravava primordialmente versões).

a conheci num projeto maluco/interessantíssimo que o nelsão inventou para um culto de domingo no
iasp, em 2002, na época em que meu irmão mais velho era professor de religião lá, de montarmos um quarteto com allan breno, 1o tenor, comigo fazendo o 2o tenor, meu irmão andré no barítono e samuel campos como baixo. pra quem não sabe: samuel campos foi o primeiro baixo dos arautos do Rei em 1963. o repertório seriam músicas contemporâneas dele. a música "é preciso apenas crer" já habitava o meu inconsciente, mas foi durante os ensaios para este culto que pude compreender e constatar sua verdadeira beleza e grandeza.

esta foi uma das primeiras músicas a entrar para o repertório sendo que a pré dela foi feita ainda em 2004. esta também foi uma das músicas responsáveis pela idéia, que só depois tomou forma, de dividir o cd em 3 blocos, separando os mesmos por músicas à capella. sempre me pareceu 'a música' pra abrir o "viver e cantar", pelo significado, pela história, pela mensagem e, claro, também por esta sonoridade tão gregoriana e ao mesmo tempo brasileira que lhe é peculiar; ela parece ser de um tempo e de um lugar tão remotos quanto familiares; ela consegue soar erudita e ao mesmo tempo folclórica (na verdade a música erudita sempre pegou temas folclóricos emprestados, especialmente no período romântico).

eu a princípio queria gravar o arranjo original do mário jorge, mas resolvi, por fim, gravar a primeira estrofe no original e a segunda num arranjo novo que ficou à cargo do meu irmão andré pra criar a ponte no tempo (para uma música atemporal).

a gravação em si foi bem difícil. de todas as músicas à capella, esta foi a que não tinha nenhum andamento pré-estabelecido, nenhuma contagem, nenhuma maneira de sustentar o tom, nesta harmonia em momentos tão inesperada. comecei gravando o 2o tenor, que foi a voz que aprendi inicialmente. depois gravei o barítono, depois o baixo, depois o 1o tenor. daí eu refiz o 2o tenor. depois de editar e afinar tudo, re-escutando, não gostei. e resolvi gravar tudo de novo, que, agora, já era bem mais fácil, porque usei a versão da qual não tinha gostado como base no fone de ouvido, em cima da qual eu gravaria novamente. entre a gravação e regravação eu já conheci a blacy (minha fono) e a presença dela pro resultado e pra minha satisfação desta faixa foi fundamental.

parabéns ainda para o quarteteiro de plantão adilson k. rodrigues (o engenheiro) pela mixagem incrível! ele escreveu o volume nota por nota, voz por voz desta canção de modo a vocês poderem ouvir com clareza qualquer uma das 4 vozes em qualquer momento que desejarem.

13 comentários:

Fernando Furtado disse...

Leonardo, existe alguma partitura desta canção maravilhosa? Procurei em vários sites, mas não encontrei nada. Se vc puder me ajudar, meu email é fernandofurtado92@hotmail.com

André Suzuki disse...

Leo,

eu também queria uma partitura das vozes do "é preciso apenas crer", pois gostaria de usá-la num teatro em minha igreja. Eu tentei tirar de ouvido mas tem algumas partes que fica impossível separar as vozes. Tem como?

Não sei se você se lembra de mim, mas sou um japonês que esteve em algumas das suas apresentações na Igreja Presbiteriana da Saúde, e até conversei com vc sobre o Victor Chen, aluno do seu irmão. Grande abraço!

andre.kawae@gmail.com

Anônimo disse...

Também me interesso por uma partitura. Se estiver eu agradeço!
ivadpierre@gmail.com

Daniel Lima disse...

E aí Leo...também tô passando pra te pedir,se for possível, a partitura das vozes dessa música.

dani3l_15_@hotmail.com
Agradeço desde já e fica com Deus.

Anônimo disse...

Daniel Victor...

Leo cara.Isso ficou show!
Tô precisando das partituras pra fazer como um quarteto na minha igreja.Me disponibiliza por favor?
Fica com Deus aí.


dani3l_15_@hotmail.com

Anônimo disse...

Gostaria muito de obter esta partitura. Se puder disponibilizar ficarei muito grato.

wilson_filho07@hotmail.com

Anônimo disse...

Leo,
Eu tbm gostaria, se possível, da partitura dessa canção (ou como obtê-la, visto que é um arranjo e possa existir direitos do autor).
meu email: alekinhos@hotmail.com

Daniel Lima disse...

Paz a todos!
Bem, eu queria saber se o blog está em manutenção, ou qualquer outra coisa do tipo.Por que eu pedi(se fosse possível), a partitura desse hino maravilhoso aqui desde fevereiro(uahusahusa), e ninguém me respondeu nada!
Já procurei por vários sites...enfim!
Tô voltando aqui pra saber se você poderia disponibilizar Leo!?
Manda uma resposta aí pra gente que tá esperando, ok?
Que DEUS te ilumine mais e mais.

gesielportella disse...

ola a todo
alguem tem a partitura desta musica tem como mandar no meu e-mail por favor é gezyel_dec.portella@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa noite. nossa, estou a tempos tentando separar as vozes mas tá muito difícil. se possível, mande a partitura das vozes pros seus irmãos que gostam muito do seu trabalho. grande abraço, fique com Deus.
email:oswaldjunior9@hotmail.com

obrigado.

Unknown disse...

Leonardo, sou de Salvador-Ba, e também gostaria de ter essas partituras pra cantarmos na igreja. Se elas existirem e for possível, envie-me a de É preciso apenas Crer, Serviço e A verdade vos libertará. Meu e-mail é erbetcosta@gmail.com, fique na paz de Deus.

asafe disse...

A paz de Cristo! Como não poderia ser diferente, meu contato é
para elogiar o excelente arranjo, mas tb solicitar, encarecidamente, uma copia da partitura ou referencia de onde posso encontrá-la. Grato!!! Gelson Costa (aroegelson@gmail.com)

Thuan Victor disse...

A Paz do Senhor. Sabe, Leonardo, eu e um amigo meu, chamado Rômulo, somos grandes admiradores seus, pois compreendemos que seu talento verdadeiramente vem de Deus. Ficaria muito grato se você pudesse enviar para mim a partitura ou qualquer outro recurso que me permita recriar a canção "É preciso apenas crer". É muito bonita. Meu a-mail é thuanvictor@hotmail.com
Muito obrigado e que Deus continue te usando.
A Paz.