31.7.09

twitter...

não resisti por muito tempo, não, rs... acabei por entrar nesta onda que –por enquanto– ainda não virou vício... 

@leonardogoncal7 

ou
 
http://twitter.com/leonardogoncal7




30.7.09

finalmente: playbacks viver e cantar!!!

enfim, galera... demorou, mas chegou. mais especificamente ontem –da fábrica– a primeira tiragem dos playbacks do cd viver e cantar... quase que nem eu o creio!


aproveito esta oportunidade para pedir desculpas pela demora em lançarmos este produto que tanto tem o potencial de abençoar pessoas. quantas pessoas não escutaram alguma música abençoadora pela primeira vez porque um bendito se dispôs a aprender e ensaiá-la com o fim de enriquecer o culto de sua igreja? D-s seja louvado por estes milhares, sim, milhões de cantores que exercem a obra de D-s em sua igreja local.

e a verdade é que D-s não tem grandes e pequenos servos, não tem grandes e pequenos ministérios; não entendo muito bem esta ânsia que tantos entre nós temos, de termos uma "GRANDE" obra a fazer. a obra é grande e/ou grandiosa não por causa de seu tamanho ou alcance, mas –e isto, sim!– por causa daquEle que nos chama e capacita para realizá-la. até mesmo porque a obra, mesmo, é de D-s e não nossa. sabe... de que adianta "pregar pras nações" (que coisa mais abstrata!) se você não consegue nem se preocupar com a necessidade muitas vezes real e palpável do seu vizinho, do seu irmão, da sua igreja local? cadê o testemunho pessoal de cada dia?

agora não importa para que D-s tenha chamado você, é necessário que você execute esta tarefa não visando o tamanho da mesma e, sim, a grandeza do D-s que o chamou. e dentro deste contexto é mister que você faça o que tiver de fazer com afinco, dedicação e –por que não?– maestria.
e é dentro deste contexto que preciso também alertá-lo quanto ao uso de mp3. simplesmente, porque a qualidade de um mp3 normalmente é 10 a 15 vezes inferior do que do cd. quando você baixa um mp3 o arquivo tem, quando muito, 4MB. no cd original cada música tem no mínimo 40MB. isto tudo é qualidade que se perde. e não é só D-s que merece o nosso melhor, não; o irmão que foi a igreja para congregar no dia em que você vai cantar, este também merece o seu melhor. e você e eu, merecemos o melhor do pastor que vai pregar e assim por diante.

passar o som, conhecer bem o playback, ensaiar bastante a música (a não ser que você tenha um problema sério de memória ou de nervosismo, decore a letra por favor, sempre que puder!) e aquecer a voz é o mínimo que você pode fazer. e sempre, tudo, sob a direção divina. sei que é um chavão, mas D-s não chama os capacitados, mas capacita os escolhidos. e capacita, mesmo! se Ele o chamou, Ele o capacitará. porque é Ele quem faz.

existem muitos lugares em que os músicos e a liderança da igreja ou os pastores vivem em pé de guerra. não cabe a mim, agora, querer analisar a fundo o porquê de tudo isto, mas vejo a necessidade de tentarmos mudar este quadro, onde isto ocorre. é muito importante que compreendamos que a música, em si, não tem finalidade alguma. a música está a serviço do culto. escolha músicas pra cantar na sua igreja que estejam em harmonia com a linguagem que ali é utilizada. é um princípio básico de comunicação: música é linguagem e não faz sentido cantar em grego para uma platéia de suecos.

não queira revolucionar a música da sua igreja ou causar escândalos na sua congregação. as pessoas não estão indo pra igreja pra ouvir você cantar, elas estão indo para adorar a D-s. e mesmo quando você já tem um trabalho e um estilo estabelecido e for convidado para cantar em uma igreja da qual você desconfia que pode não compreender bem a sua linguagem musical, adapte-se a eles o máximo que você seja capaz de o fazer, por Amor a D-s e a seus irmãos. tudo que é feito para D-s precisa ser feito por e com Amor, porque D-s é Amor. e a motivação de tudo o que for fazer precisa ser a de servir a D-s e a igreja ou congregação a que você pertence. se for melhor pro culto você não cantar ou cantar menos músicas, faça isto. se for melhor cantar mais, cante mais. esteja em afinidade com o seu pastor ou com o dirigente do culto. busque saber qual o tema do sermão e na medida do possível escolha músicas que tratem deste assunto, que sublinhem e reforcem a mensagem a ser pregada naquele dia.

é dentro deste contexto que, no playback de
viver e cantar tem duas versões da música "Ele virá" e, também, duas versões pra música "livre, enfim". e tem músicas aí que não tem condições de ter duas versões mas que, por isto, talvez não sejam aconselháveis pra todos os momentos ou todos os cultos. não porque sejam menos santas, mas pela questão da linguagem e da funcionalidade. algumas músicas funcionam mais em alguns lugares do que em outros. muitas vezes nem tem que ver com a mensagem da canção e, sim, com o nível de formalidade do lugar. sabia que a roupa às vezes ajuda na hora de escolher a música? tem lugares ou cultos para os quais você vai de calça jeans e camiseta; cante músicas "calça jenas e camiseta", rs. e tem lugares ou cultos para os quais você vai de terno e gravata; cante músicas "terno e gravata", rs... isto, claro, simplificando bastante, rsrsrs...

e, ainda... pra quem curte... escutando o playback é possível ouvir muitos detalhes que na versão com a voz principal acabavam por ficar encobertos... por isto –especialmente pra aqueles entre vocês que gostaram e continuarão acompanhando meus relatos sobre as gravações e os detalhes das músicas deste cd– o playback é uma ferramenta quase indispensável.

aproveito ainda pra anunciar que a novo tempo concordou em relançar uma versão remasterizada de
poemas e canções, talvez ainda para a expocristã, comemorando o sétimo aniversário de seu lançamento (é, galera... faz tempo!) com novidades como o playback da música "muro" e talvez o "getsêmani" sem vocal e mais algumas surpresinhas... (claro que, pra isto, vamos deixar de lado alguns dos playbacks que hoje ainda fazem parte do cd, mas que tem sido muito pouco utilizados, como "o Amor vai compreender", "pedras" e algumas outras.)

20.7.09

ddg experience.

tenho tido, estas últimas semanas, o imenso prazer de conhecer e conviver com o pessoal do oficina g3 (e suas respectivas famílias). primeiramente com duca (com quem eu já havia conversado uma vez, em 2002), depois com o mauro (o novo vocalista) e, mais recentemente, com os outros também. na verdade eu já estou ensaiando escrever um post a este respeito há pelo menos uns 2 meses, tanto, que nem sei direito mais o que escrever; há tanto que possa ser dito!

pra começar... o cd novo deles –ddg (depois da guerra)– provavelmente é o cd que mais tenho escutado nos últimos dois meses e, provavelmente, muito em breve vai se tornar o cd brasileiro de música cristã contemporânea que mais escutei na minha vida (sem ser por motivos profissionais e, sim, simplesmente por prazer).


o cd é conceitual e temático. a sonoridade é beeem pesada (como um rock metal precisa ser). a produção é
groundbreaking. os arranjos (todos feitos em conjunto, segundo afirma o juninho) são tudo menos óbvios (ainda estou tentando pegar/tirar/assimilar algumas das convenções, rs...!). o repertório é fantástico e equilibrado. as letras são fortes, profundas e maduras. e o novo vocalista... sem comentários! ao todo creio estarmos falando do melhor cd de rock brasileiro de todos os tempos. e de uma nova fase para o grupo. o casamento está perfeito. tudo está redondo. e pior: este grupo tem potencial pra muito mais. se conseguirem acertar no repertório, sei que o próximo disco vai ficar ainda melhor! justamente por isto, inicia uma nova fase para eles, para nós e para a música cristã no brasil.

fui assisti-los ao vivo, em seu "lançamento" na sede da bola de neve, perto do shopping bourbon.
me assustei ao perceber o quão melhor é assisti-los ao vivo do que ecutar o cd. e cheguei à conclusão: por melhor que seja o cd, ele ainda está muito aquém do potencial da banda.

e agora, sábado, eles vão gravar o dvd deles. em santa bárbara d'oeste. simplesmente imperdível. e creio e espero que este dvd seja ainda mais
groundbreaking do que o cd já foi. assistam ao teaser (em alta resolução, de preferência) e vocês entenderão a respeito de que estou falando.