31.8.10

vozinho… (agradecimentos 2)


dentre todas as pessoas maravilhosas a que tenho que agradecer neste momento de minha vida eu gostaria de tomar um tempinho à parte para agradecer a uma pessoa muito especial: o meu avô, o sr. williams.

o fato dele aos 83 anos de idade orar nominalmente por todos os membros de nossa não pequena família todos os dias já é algo que mereceria um post por si só, mas preciso reconhecer –com um sorriso de gratidão nos lábios– que isto não é exatamente incomum nas 4 famílias das quais eu tenho o privilégio de fazer parte (a da minha esposa, do meu pai, do meu padrasto e da minha mãe).

eu já estava congregando e participando mais ou menos ativamente da beth b'nei tsion –o templo judaico-adventista– há alguns anos quando o levei pela primeira vez pra conhecer este lugar tão especial para mim. a reação dele durante a liturgia me surpreendeu sobremaneira: ele foi ficando emocionado até o ponto de chorar quase que descontroladamente. é claro que estranhamos muito, mas depois veio a explicação. 

o seu avô faleceu quando ele tinha apenas 8 anos de idade e muitas das lembranças que haviam se perdido nas entranhas de sua memória despertaram repentinamente e com força, porque ele se lembrou de detalhes de seu convívio com seu avô, no interior de pernambuco, no nordeste; detalhes da liturgia, de seu enterro… enfim, de detalhes que indicavam claramente que seu avô (meu tataravô) havia sido judeu; e, conhecedor de bíblia como é o meu avô, ele ficou sobrameneira emocionado em saber que ele fazia parte do povo de D-s por vias étnicas, rs… 

talvez este evento aparentemente tão insignificante tenha sido a gota d'água, o último "empurrãozinho" de que eu necessitava pra aceitar o convite que o edson nunes (do post anterior) já estava me fazendo há alguns anos de gravar um cd em hebraico. por isto, este agradecimento especial.

além dele… ainda da minha família, eu preciso agradecer ao meu irmão mais velho, andré r. s. gonçalves. é vero que, quando edson e eu ouvimos os primeiros pianos gravados pelo wendel mattos, a gente ficou impressionado, mas desde o princípio foi ele, andré, quem reconheceu a verdadeira "grandeza" e potencial deste projeto do ponto de vista musical e artístico. o que pra a gente (edson e eu) começou quase como uma brincadeira (despretensiosamente) por ele foi levado muito a sério desde o princípio. e isto fez com que ele se envolvesse de uma maneira profunda: compondo duas músicas (savlanutam shel hakedoshim e mimmayne hayeshua), fazendo arranjos (em Avinu shebashamayim, Yerushalayim shel zahav e od yishama além das músicas dele), gravando os vocais e até um solo (em Avinu Malkenu, Yerushalayim shel zahav, od yishama, l'cha Dodi, mimmayne hayeshua e osse shalom)… é difícil achar uma música neste cd que não tenha o seu nome na ficha técnica! além das milhares de horas ao telefone e no skype, ouvindo as coisas, me aconselhando, sendo chato comigo e me forçando a buscar sempre o melhor. mas a cereja do bolo de suas contribuições foi ir atrás e insistir pra que eu buscasse a finalização deste cd (mix e master) com os melhores –chesky records– em nova york, quando o projeto já estava parado há mais de dois anos e as fontes financeiras já pareciam esgotadas, rs… loucuras que valeram MUITO a pena…

pra fechar os agradecimentos de hoje, rs… williams costa jr.…(!!!) ainda não neste espaço tudo o que você fez e tem feito por este projeto… mas que fique registrado que nenhum de nós (envolvidos diretamente) jamais ousaria ter uma visão tão ampla em relação a este trabalho quanto você. isto além do que você contribui na minha vida há mais de uma década, seja artistica ou musicalmente, na minha vida pessoal, me aconselhando e/ou defendendo, rs… você é uma poderosa ferramente nas mãos de D-s no mundo, mas também na minha vida, de uma maneira muito particular.

6 comentários:

C.C.C.C. disse...

Graça e Paz Leonardo! Parabéns pelo trabalho lindo que tem realizado, Que D-s te abençoe cada vez mais. Precisamos de muitas pessoas como você. Obrigado pelas lindas obras (+1 vez). Abraço

Ed Carlos disse...

Posso ver a importância deste projeto pela paixão nas suas palavras e pela quantidade de pessoas envolvidas nele. Pelo pouco que pude ouvir no myspace achei muito interessante as músicas.
Que o nome de Deus possa ser louvado e que Sua mensagem possa ser espalhada através deste cd.
Um grande abraço,

Ed

Anônimo disse...

Oi Leonardo, meu nome é Edd New.
Fiquei verdadeiramente emocionado com os agradecimentos ao teu avô; o meu já é falecido há quatro anos, era um grande evangelista e um dos pioneiros do Adventismo no interior da Bahia.
Bem, meu avô não era judeu, muito antes, tinha descendência de negros quilombolas e índios tupinambás; mas sei que ambos são irmãos em Cristo.
Acompanho e aplaudo o teu trabalho desde 2002. Lamento amargamente não poder estar na ExpoCristã e participar do lançamento do teu novo disco (Atualmente estudo Jornalismo em Sergipe e moro em Aracaju).
Parabenizo-te pelo êxito nessa nova fase de sua carreira e vida. E também espero paciente pelo CD da Daniela.

ps: Ao que tudo indica, eu farei a cobertura do Show que Paulo Cesar Baruk fará aqui, em Aracaju, no "Espaço da Femília" da Igreja Presbiteriana Renovada. Gostei muito do dueto que fizeste com ele em seu CD "Multiforme".

GEEZ disse...

Me diverti agora com a chorada no Twitter de que ninguém comenta aqui. Eu já comentei sobre o seu trabalho novo no meu blog e tudo mais. Se vc me responder, prometo que conto algo que aconteceu com meu pai momentos antes de partir para os braços do Senhor...e envolve uma canção tua.

Abração léo!

felipe eduardo antrade disse...

a paz do Senhor Jesus,parabens pela seu trabalho todo pra o nosso Senhor Jesus...
Que Deus continue te usando na obra dele que suas canções possa ser mais e mais abençoadas abraços fica com Deus a paz do nosso Senhor Jesus

Anônimo disse...

léo, comprei o seu cd Avinu Malkenu quando esteve na são carlos - vila prudente e fiquei extremamente encantado por esse trabalho tão profundo e diferente...

andei pesquisando mais a respeito dessa nossa origem cristã e estou cada vez mais fascinado por tudo o que tenho encontrado...

como sou católico, encontrei esse vídeo onde há um diálogo entre um padre e um judeu... achei muito bonito esse exemplo da unidade em Jesus Cristo que quebra as barreiras entre qualquer cultura e religião.

http://youtu.be/6dto-dePqN4

D-s contnue abençoando sua vida e missão!

rodrigo marini