27.9.10

política…

o assunto de política sempre é complicado… diz a lei "social" no brasil que não devemos discutir religião, futebol ou política. que é falta de educação. mas a primeira coisa em relação a qual podemos e devemos concordar TODOS é que é necessário votar. é importante votar. e quero iniciar este texto com um pedido sincero, quase que um clamor: 

NÃO JUSTIFIQUE SEU VOTO! faça uso desta maravilhosa ferramenta da democracia. faça o esforço de ir até a sua zona eleitoral, mesmo que seja um pouco mais longe. 

VOTE CONSCIENTEMENTE! não vá por opiniões de pesquisas públicas. se você simpatiza com alguém, vote nesta pessoa. pronto! simples assim. democracia funciona assim. mas não vote pensando apenas no seu próprio bem. pense no bem da nação como um todo!

NÃO VOTE POR PARTIDO OU LEGENDA! vote em pessoas. infelizmente no brasil a coisas de partidos é um pouco bagunçada. não é como nos estados unidos ou alguns países da europa em que há basicamente 2 partidos fortes que fazem alianças com um apanhado de partidos menores. aqui há partidos demais e é muito complicado acompanhar quem saiu de que partido, foi pra onde e por quê ou até mesmo os posicionamentos ideológicos de cada partido (se é que existem, rs.). mas evite generalizações e teorias de conspiração! não existe 1 partido mais ou menos "maligno" do que outro.

NÃO SE DEIXE LEVAR PELA DESILUSÃO! tem muita, mas muita gente no brasil que tem esta atitude de que político é tudo igual e que nosso voto não faz a menor diferença… e isto é muito triste. até porque é uma "self-fulfilling prophecy". quanto mais gente acreditar nisto, mais isto se tornará uma realidade! acredite… seu voto pode fazer a diferença.

este ano, pela primeira vez em minha vida (até por causa desta facilidade que temos agora, via blogs e twitters) eu resolvi tornar público o meu voto. ainda não decidi senador e governador, ainda estou pesquisando… mas já decidi meu voto para presidente, deputado federal e deputado estadual. pesquisei tanto as propostas quanto a vida pessoal destes 3 candidatos (até onde isso é possível) e tenho certeza dos meus votos. 

meus critérios de importância e prioridade nos planos de trabalho são: a) preocupação com a educação deste país; b) preocupação com o meio ambiente; e c) preocupação com a desigualdade social. especialmente para os cargos "menores" escolha candidatos dos quais você tenha a possibilidade de cobrar o cumprimento de seus objetivos posteriormente.

por isso, meus votos certos são:

para presidente, marina silva 43. diferentemente de lula –que, admitidamente, também representa este povo– ela representa o que tem de melhor no brasileiro. nasceu em berço humilde, sim, mas estudou, batalhou, é extremamente articulada e sabe defender seus pontos de vista (o que não quer dizer que necessariamente concordo com todos eles).

para deputado federal, walter feldman 4570. o conheço pessoalmente. e já deu pra perceber que ele é muito mais do que apenas uma pessoa extremamente simpática. preocupado com o meio ambiente e aberto ao diálogo. já foi vice-governador e, nesta época, participou do Rosh hashaná da comunidade judaico-adventista de são paulo, em 2002; coincidentemente foi o meu primeiro Rosh hashaná e a primeira vez em que cantei em hebraico ou tive qualquer contato com alguma festa judaica. 

para deputado estadual, carlos bezerra jr 45321. vem altamente recomendado pelo duca tambasco (do oficina g3) e do pr. fabrício cunha (da ibab).

se você já tem seus candidatos, os conhece bem, estudou suas propostas e confia, vá em frente. mas se você não é politizado, ainda não tem candidatos para estes cargos… clique no nome destas pessoas (tem o link pro site deles) e dê uma pesquisada… considere estes 3 uma opção.

11 comentários:

Paula Roboredo disse...

Léo,
sábias palavras e conselhos!!!
Tbm tenho pesquisado muito e pensado bastante em meus votos!!
Q todos façam o mesmo!!!

Unknown disse...

Perfeito... amei o post! Concordo completamente!!! Meu voto tb é para Marina Silva (presidente) e Carlos Bezerra Jr (Deputado Estadual) este conheço e confirmo!!! Deus abençoe Leonardo!!!!!

Neto Chaves disse...

Sensato esse texto, refutando a "apolitização" - notadamente a do povo evangélico - que só beneficia aos "políticos" de interesses escusos.

Denilson disse...

Exelente comentario Leo tb vou votar na Marina sobre os deputados ainda não havia escolhido ate ler o seu blog abrass e que hoje no seu lancamento tudo possa ocorrer como vc planejou

Anônimo disse...

OI Léo, gostei muito do post, concordo com quase tudo com que vc disse menos com o que nao devemos votar pelo partido...pra mim, o partido conta muito sim, pois tem uma idealogia propria, e vc é do partido é praticamente obrigado a apoiar suas idéias, votar em leis propostas por eles. Tem casos de pessoas q são banidas do partido por nao seguirem os ideais. Devemos ficar de olhos abertos aos partidos que são, por exemplo, a favor de aborto, homossexuais, e qualquer outras coisas que não estão de acordo com nossos principios cristãos. É issso ae. abraços!

@chabesjr disse...

Aberto para comentarios agora podemos falar, rs.

Achei super importante esse post, nao só pela responsabilidade de se votar e sim por você como pessoa publica de alguma forma encorajar os eleitores a votarem conscientemente.

Fique com Deus.

Thaís. disse...

olá, gostei dessa postagem. 'as duvidam me confudem, mas farei o que diz meu coração. ps: suas músicais mudaram um pouco do meu pensar. :)

Paulo Roberto disse...

Olá irmão Leornado!!!
Gostei mto do seu blog e já estou seguindo. Se possível entra no meu blog tb: paulinhoadorador12.blogspot.com
Vou te seguir no twitter tb!

Q Deus continue te abençoando e acrescentando mais e mais ao seu ministério!

sandrine disse...

Uma vez professor sempre professor. Não tem como deixar passar em branco e não tentar instruir sobre este assunto tão polêmico e muitas vezes deixado de lado ou tratado com tanta vulgaridade. É assim no dia a dia que mais exercemos o nosso papel de ensinar. Não podemos agir como todo mundo, temos que fazer diferença. Parabéns, pois você ainda é bem jovem, e, hoje em dia, os jovens não andam usando a força que têm. Grandes líderes apoiaram suas revoluções nos jovens justamente por eles serem destemidos. Hoje vemos jovens apáticos, vaidosos e sem idealismo. Você tem feito sim diferença por onde passa. Sou do Rio e você foi um dos poucos cantores do meio “gospel” que conseguiu influenciar a vida do meu filho.

Jonas Monteles disse...

legal...teu texto hugo...vc escreve muito...(me refiro a tamanho)rs...um abraço léo...
ahhh...a música "Somente a Ti" eh muito bonita...valew

Junior Araujo disse...

É isso aí Léo,pena q Marina num chegou lá!!! Mais valeu nossa intenção!!!