22.3.12

texto introdutório "princípio e fim"…

por estes dias publiquei, aqui, o texto introdutório do encarte do cd "Avinu Malkenu" (2010)… e não sei quantos de vocês de fato lêem estes textos, mas desde o "poemas e canções" (2002), já, meio que criei o hábito de escrever um texto que tentasse sintetizar o que, através das canções, creio estar querendo dizer… digo "creio estar querendo dizer", porque parto do pressuposto que a gente sempre diz muito mais do que a gente planeja dizer e que o nosso discurso jamais poderia ser totalmente controlado por nós. de qualquer maneira, estes textos buscam dar um cornice (moldura) dentro do qual o trabalho possa ou deva ser interpretado.

e como é um texto que eu realmente sempre quero que as pessoas leiam, independentemente de serem assíduos leitores de encarte ou não, quero, mesmo que antecipadamente, reproduzi-lo aqui.


nem sempre uma das premissas do mundo ocidental se prova verdadeira; os opostos, os paradoxos e o que é fundamentalmente diferente nem sempre precisa estar separado ou distante um do outro. aliás, não é difícil perceber que algumas das coisas mais belas deste planeta freqüentemente são fruto de combinações improváveis e/ou inesperadas…

é somente quando sol e chuva se fundem que temos o arco-íris; a lua cheia, quando vista de dia, parece ainda mais bonita, quase transparente contra um céu azul; e o que dizer das fontes de água quente que na islândia jorram em meio a um deserto de gelo…

sempre que o ser humano segue estes exemplos da natureza (de unir o que a princípio parece inconciliável) coisas incríveis e maravilhosas acontecem.

se isto é verdade na natureza e nas relações humanas, quanto mais nas artes! o novo fica tão mais bonito quando emoldurado do velho; o moderno tão mais profundo quando enraigado numa tradição; a erudição tão mais elegante quando de mãos dadas com a simplicidade…

no plano espiritual também não é muito diferente. algumas verdades são tão abrangentes que não podem se restringir somente ao passado, presente ou futuro… algumas só encontram seu real sentido quando coexistem.

o Reino de D-S é assim. ele só vai existir porque já existe. e se existe hoje em parte, é porque (já existiu com o Messias e) um dia vai existir plenamente. já, mas não ainda…

há aqueles que se omitem no presente, tamanho seu foco na eternidade. há aqueles que negam a eternidade, tamanho seu comprometimento em mudar o presente. e já me vi fazendo o papel tanto de um quanto do outro.

atribui-se a martinho lutero a afirmação: “se eu soubesse que amanhã fosse o dia do juizo final, ainda hoje plantaria uma macieira.”

é quando nada mais pode ser feito, ou fazer qualquer coisa parece ter perdido o sentido, que tudo o que é feito se torna uma revelação de caráter. ao mesmo tempo que é assombroso pensar em fazer qualquer coisa, contribuir de qualquer maneira para um ser que é Todo-Poderoso ao ponto de ser imutável (o mesmo ontem, hoje e eternamente), como permanecer inerte perante tudo o que Ele fez e faz, tudo o que Ele é?!

exigir que fizéssemos algo que Lhe pudesse acrescentar alguma coisa seria esmagador. impedir-nos de retribuir tudo o que recebemos e somos por Sua causa igualmente um castigo. por isto Ele nos pede que façamos pelo próximo o que gostaríamos de fazer por Ele. pelo órfão, pela viúva e pelo estrangeiro. por aqueles que não possuem perspectiva e expectativa. por aqueles que não compartilham sequer de nossas perguntas, quem dirá de nossas respostas.

se servimos ao Rei do universo porque é honroso servi-Lo, não servimos outro a não ser nós mesmos. quantos não querem servir ao Criador, oprimindo Suas criaturas! mas servir a D-S é servir a Seus pequeninos. e é quando o fazemos que nos tornamos um com o Rei, que Criador e criatura se unem para plantar uma semente que vai desde o aqui e agora até a eternidade. 



ps.: estou MUITO ansioso pra este cd sair logo e pra vocês poderem me dar as impressões de vocês!!!

42 comentários:

Vivian Regina disse...

Antes mesmo de ouvir o cd tenho a plena certeza que os louvores são cheios de unção.. e tocarão milhares de pessoas para servirem a Jesus Cristo... que Deus te abençoe

Keyla Marques disse...

" Ainda nem se fez manhã e eis-me aqui a Te buscar..." como foi cantada por você esta bela canção do João Alexandre será "Princípio e Fim" para nós. As palavras em um encaixe sobrenatural, causando sim em nós, a catarse expressada pelo autor e/ou interprete. Não quero interpretar de mim mesmo, mas aguardar do Senhor a veracidade das palavras sendo cumpridas em mim. Leo obrigada pela dedicação a música gospel, obrigada pelo cuidado de não pronunciar nada incerto ou de natureza duvidosa, obrigada por nos deixar em estado de uma boa ansiedade para aguardar algo bom que fruirá de você, obrigada por nos emocionar, usando não só o seu talento, mas o nosso D-S como inspiração. Não se preocupe com a nossa interpretação, mas sim em ser um emissor de tudo quanto o Ele desejar que faças, e Ele irá tratar de falar com cada um de formas diferentes e belas.

phaelreis disse...

Bem Leo... depois de ter conversado com vc, me tornei assíduo no seu blog, e com isso venho observando mesmo sem conhecer vc como amigo, que vc tem algo especial de Deus e isso transcende a música. Humildade, singeleza de coração e paixão pelo nosso Deus, isso é o que eu profetizo na sua vida, no seu trabalho e de sua esposa.

Rafael Porto disse...

O texto ficou muito bom, mas aguardemos para ver se o disco cumpre com maestria esta mistura do velho e o novo, a erudição e a simplicidade.

E já que você está ansioso pelas primeiras impressões, aí vai uma: espero que o álbum não siga na linha da primeira música de trabalho.

Na primeira impressão, parece que a canção é boa, mas por ceder muito de um lado e de outro, descaracterizou o trabalho que você vinha fazendo e acabou soando rasa.

Rolnei Bueno Tavares disse...

Muito bom o texto. Hoje mesmo li um um pensamento do Heschel que dizia "There is neither worship nor ritual without a sense of mystery" - e ouso acrescentar que não é senso de mistério sem a percepção dos paradoxos do pensamento bíblico. Espero que seu CD novo ajude muitos a se maravilharem com os paradoxos da espiritualidade. Abraços. Rolnei da BBT.

lisa disse...

Não sei se você lê esses comentários, mas fico impressionada e admirada como o Senhor te abençoa e faz você um instrumento tão forte para me tocar, minha vida não tem sido fácil, as letras de suas musicas me tocam e me trazem de volta, me levam a adoração, sem nem te conhecer oro por sua vida que você possa ser cada vez mais usado, te amo em Cristo e que você possa fazer cada vez mais pessoas a escutarem a voz do Senhor mesmo no mais profundo abismo, a paz e que Deus te abençoe.

lisa disse...

Não sei se você lê esses comentários, mas fico impressionada e admirada como o Senhor te abençoa e faz você um instrumento tão forte para me tocar, minha vida não tem sido fácil, as letras de suas musicas me tocam e me trazem de volta, me levam a adoração, sem nem te conhecer oro por sua vida que você possa ser cada vez mais usado, te amo em Cristo e que você possa fazer cada vez mais pessoas a escutarem a voz do Senhor mesmo no mais profundo abismo, a paz e que Deus te abençoe.

Jethro Martins disse...

obrigado por preparares mais essa grande obra.
muitas de tuas músicas conseguem expressar o que eu algumas vezes não conseguiria...
que nosso Senhor seja louvado pela tua vida e pela tua voz. e que o 'princípio e fim' toque e mova corações a buscarem ser aceitos por Jesus!

Mauro Oliveira Ben Yosef disse...

Estive no pré-lançamento e gostei muito das músicas novas. Só não gostei muito do sim, realmente a bateria estava alta (e não era pelo baterista que tinha pegada, mas estava cobrindo sua voz mesmo), mas não era um daqueles que ficavam gritando rsrsrs...

A ultima música que você cantou com sua esposa falou alto ao meu coração, estou ansioso para ouvir o cd inteiro.

Parabéns pelo texto !!!!

lg disse...

realmente é engraçado ler alguns dos comentários de vcs. não sei em q ponto de vista vc conseguiu achar a música "novo" rasa… com certeza não foi do ponto de vista teológico, a não ser que vc n tenha compreendido a profunidade e riqueza da letra, rs… mas tudo bem, rs.! ;)

qto à bateria estar alta no pré-lançamento: da 2a música em diante a bateria estava DESLIGADA no som do PA. toda aquela bateria era, mesmo, o baterista tocando, rs…! e que pena q estava encobrindo minha voz… o som, aparentemente, não deu conta… desculpem aí…!

muito obrigado por todos os comentários aqui… tanto os críticos quanto os não críticos. q D-S os abençoe…

lg disse...

oi rafael… li de novo seu comentário… não entendi o q vc quis dizer com "cedeu de um lado e de outro"… vc poderia explicar melhor?

abs…

Alex Rios disse...

Ansiedade, expectativa e desejo são palavras que eu acho que resumem em partes o que, para mim, tem sido aguardar esse seu novo CD. Desde já eu gostaria não somente de parabeniza-lo, mas também de agradece-lo por todas as suas maravilhosas canções já lançadas e por esse novo projeto que com certeza não desapontará senão aqueles que querem ser desapontados!
É curioso como, de acordes e palavras já existentes você consegue, com maestria e sabedoria, explorar tão bem esse dom maravilhoso que Deus te deu.
Que Deus te ilumine e continue te usando de forma tão grandiosa e que essas canções se achem nos lábios dos santos que muito em breve subirão aos céus!

Anônimo disse...

Ansiosa para ouvir suas músicas. Não sei como são ( não fui do pré-lançamento, pois moro em Brasília :D)mas se seguir a linha do encarte vão estar ótimas. É bom aprender e saber que podemos demonstrar nosso amor por Deus pela maneira como tratamos as pessoas, e que essa foi a maneira que ElE NOS DEU para demostrar nosso amor por Ele. Aguardo o CD.

Nicole Mioni disse...

Nosso discurso de fato nunca poderá ser totalmente controlado...acabamos dizendo mais do que imaginávamos e dialogamos com os outros de maneiras totalmente novas a cada dia!...Suas canções, mesmo nos 30 segundos disponíveis no Soundcloud, já dialogaram com a vida e o coração de muitas pessoas!
O texto introdutório ficou muito bom! Perfeito para o título também... :)

Espero ansiosamente pelo lançamento do CD!

Que D-s abençoe seu trabalho tão especial!

Nicole.

Andressa Bragança disse...

Oi Leo, Shalom.
Leonardo, eu não estou encontrando o seu CD Pessach Sameach em nenhum lugar para comprar. Estou precisando dele para o Pessach, mas não o encontro. Pode me dizer onde encontro?
Obrigada
Andressa

lg disse...

oi andressa… vc não está encontrando este cd porque ele não existe! lancei apenas 1 cd em hebraico e este é o "Avinu Malkenu"… o outro nada mais é do q o audio de 1 culto de pessach ao vivo… tem os videos no youtube, inclusive! vc verá que é o mesmo audio.

no "Avinu Malkenu", no entando, há algumas músicas que se encaixam perfeitamente no contexto de pessach.

abs e q D-S a abençoe…

Wesley disse...

O Leo, desculpa-me a ignorância, porém, não havia outro modo de trocar meras palavras com você.
Olha só, músico, adoro jazz, MPB, blues, musica clássica, acredito que hoje estou atingindo a maioridade musica. Gostaria que se fosse possível, ouvisse o vocal de umas meninas do Espírito Santo, que, quando se apresentação, são chamadas de família Gonçalves, há muito tempo não ouvia pessoas tão talentosas.
Ouve ai, se for possível, dá uma moral para elas.

Segue abaixo o link
Estão cantando o medley do grupo KadesSingles
http://www.youtube.com/watch?v=90WWBYPjN2MOBS.
Elas não sabem que fiz isto.
Meu contato.

Wcorrea2004@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Que texto fantastico,amei.a quero dizer que estive no seu pré-lancamento e amei simplesmente tudo que vi la.quero te desejar tudo de bom,apesar de náo te conhecer pessoalmente.te desejo tudo de bom.bj

Anônimo disse...

leonardo....... cara sempre tive vontade de ter assistir ao vivo e, esse ano vc veio a euclides da cunha - ba... cara foi sensacional... sou teu fã.... amo suas musicas e te acompanho há muitos anos... parabéns por D-s te usar tanto... fico feliz por tua vida abraço BINO

Helder Oliveira disse...

Paz Leonardo Gonçalves!Me chamo Helder,sou de Fortaleza.Te admiro muito Leonardo.Você é uma Bênção pra mim!Tenho os teus cds,menos o hebraico e o novo,estou aguardando chegar aqui em Fortaleza o Princípio e Fim e o da Daniela Araújo,para adquirí-los.Pérolas da música cristã.Há alguns anos atrás,você fez uma apresentação aqui em Fortaleza na Igreja Batista Comunidade do Amor.E tive o privilégio de falar contigo bem rápido e te dar um abraço.Porque você é Bênção pra mim Leonardo!Pela Misericórdia de Deus,sou um aprendiz da arte de canto.O Senhor tem me ajudado a acertar algumas notas.Não canto suas canções,porque são muito altas pra mim.Só as admiro mesmo.É que não toco,dependo de playback.Se eu tocasse poderia transpor...Suas canções são abençoadoras.Tem uma especial que me marcou muito Leonardo.No primeiro semestre de 2010 tive que passar por um processo cirúrgico.Nunca pensei que fosse um dia ter que fazer uma cirúrgia.Mas tive que passar.O Senhor não fez o milagre que eu queria e sim o milagre que eu precisava.O Senhor cuidou de mim em todo o processo.Aquietou meu coração!Quando a cirurgia terminou,fui levado para uma sala que fica as pessoas que se operaram para passar um tempo e depois serem entregues no quartos onde ficam os familiares.Quando eu estava indo para a sala de recuperação,eu estava muito feliz,feliz mesmo!Na sala de recuperação,começaram a descer lágrimas dos meus olhos de Felicidade,por tudo ter dado certo.E cantei ao Senhor,na alma,um trecho da canção:" Eu te agradeço Senhor,pelo Carinho e pelo Amor,pelo cuidado que tens por mim..."Ela expressou meu coração!Que canção linda Leoanardo!!!Leonardo,em 2011,estive duas vezes no Programa da Eliana-SBT.Participando do quadro TEM UM CANTOR GOSPEL LÁ EM CASA".Não ganhei o concurso,mas sou muito grato ao Senhor por ter cantando duas vezes,(pois também fui chamado na respescagem)uma canção que falou de Jesus para nosso Brasilzão,em apenas um minuto.Jesus leva a gente a lugares que a gente nem imagina.Posso te fazer um pedido?Você pode assistir pelo menos o vídeo da minha primeira apresentação na Eliana-SBT?Vou postar o link aqui certo?Desde já,muito obrigado pela atenção Leonardo!Continue sendo Voz de Deus e Coração de Deus aonde Ele te levar.Torço muito por você.Espero um dia conhecê-lo pessoalmente.Grande abraço par você e Daniela Araújo.A música GUIA-ME dela é muito show!!!!Grande abraço Leonardo!!!Paz!!!
Eis o link da minha primeira apresentação na Eliana-SBT:
http://www.youtube.com/watch?v=8FOsM0hj0kk
Canto um pedaço da música de Marquinhos Gomes,CRISTO TE LEVANTARÁ.Na repescagem eu cantou uma canção de Kléber Lucas,DEUS CUIDA DE MIM.

Helder Oliveira de Fortaleza.
(helderoliveiramusic@gmail.com)

Nêssa disse...

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu."
Eclesiastes 3:1

Tenho certeza que esse seu novo CD será maravilhoso, como todos os outros. Também posso disse que estou ansiosa para ouvir as canções, pois todas as outras me tocam até hoje. Estou orando desde que soube desse seu CD, para que Deus te use, como usou na minha vida, para abençoar muitos! Bom, vim aqui para te contar essa minha história com a canção do Getsêmani, talvez não seja a história que imaginou que eu iria contar, mas foi um grande marco na minha vida! Pode ter certeza!Em 2007 estava pedindo a Deus que me desse respostas sobre um relacionamento, onde meu namorado(da época) estava na Alemanha. E eu necessitava que Deus me desse uma resposta e Deus me deu. Nesse mesmo ano, fui a um congresso de músicos batistas do ES chamado AMBEES, e nesse congresso ouvi pela primeira vez a música Getsêmani. O homem que contou, a interpretou maravilhosamente, e o que eu fazia era só chorar, e Deus como sempre estava comigo, mostrando o seu grande amor por mim. Sai daquele congresso "enlouquecida" querendo saber: "Gente, quem canta essa música, eu preciso saber!"e ninguém me informava. Fui para minha cidade, procurava pela iternet(porque aqui não tem loja de cds evangélicos) e nada. Tudo providência de Deus. Foi quando, sem saber explicar ate hoje,(lógico..foi Deus) me veio a cabeça o nome de um rapaz, que nem ao menos eu tinha visto na mimha vida!Conhecia apenas sua irmã, mas não tinha contato nenhum.O Procurei pela internet, achei e ele me "apresentou você". E dai você pode já até adivinhar. Estou com ele há 5 anos, Manoel, e vamos nos casar em breve! Ele é seminarista, como sabe, e Deus tem mostrado que essa união vem apenas para sermos usados por Ele. E agradeço muito a você, que indiretamente fez isso né!!rsrs E principalmente, por deixar ser usado por Ele(Deus). Porque essa musica, como muitas outras suas tem me trazido muita maturidade espiritual, e me feito a cada dia(lógico que também com a vitamina BO - Bíblia e oração)me achegar mais a Deus. O seu CD "Vive e cantar", ouço todos os dias, e sinto Deus em todas elas. Obrigado por ter me dado essa grande oportunidade, de ouvir lindas canções que são tão difíceis de se ouvir hoje em dia!
Obrigado pela sua atenção. E espero, quem sabe, poder revê-lo,e quem sabe também ALGUÉM me da o presente de casamento que tanto sonho!, Você cantando nele...auhauha(não custa sonhar né...kkkk)Obrigado mais uma vez! Sempre, todos os dias oro pela sua vida, e também agora de sua esposa nesse novo CD, que aliás esta uma benção! Fique com Deus!

Ps: A história não termina aí, mas se for escrever tudo...nossa fico ate amanha!...rsr

Andressa Bragança disse...

Oi Leonardo, puxa vida, não sabia disso rssss

Se eu pegar as musicas do Youtube, e gravar em um CD para tocar na Festa, seria pirataria?

Te agradeço pela resposta querido, Elohim te abençoe mais ainda.

Andressa Bragança disse...

PS: me refiro as musicas do culto de Pessach, não o CD Avinu Malkenu, que irei compra-lo.

lg disse...

oi andressa… faça o q for melhor pra vcs, mas melhor ainda seria se vcs ensaiassem as músicase cantassem juntos, não, rs.?!

Rafael Porto disse...

Opa! Vamos ao detalhamento do meu comentário, meu caro.

A música de forma alguma é rasa em uma análise teológica. Ao contrário: lendo seus textos e acompanhando a evolução dos discos, dá para perceber uma maturidade espiritual e um crescimento em experiências com Ele -- e isso só tende a melhorar.

Me referi à música como "rasa" no sentido técnico. Fazendo uma comparação rápida: conheci teu primeiro trabalho por meio de "Somente Seu Senhor", cheia de modulações harmônicas, depois fui apresentado aos arranjos vocais das vinhetas de Viver e Cantar, e, por fim, ao preciosismo orquestral de Avinu Melkenu.

É com esse Léo que estou acostumado e, olhando por este ponto de vista, a música de trabalhou soou pop-rock demais. Por isso sugeri que talvez você estivesse "cedendo".

Foi contratado por uma grande gravadora e logo de cara investiu em um projeto pessoal, não viável comercialmente. Seria natural que eles pedissem um trabalho mais radiofônico para compensar o investimento feito até aqui. Mas posso estar errado.

A música de trabalho, sem dúvida, nunca representa a totalidade do disco. Tenho certeza (ou pelo menos espero!) que o álbum me surpreenda muito com aqueles violinos+cellos arrebatadores, os pianos passeando entre o black, o jazz e o clássico, e os melismas que te tornaram uma referência na área.

Só acho que poderia ter investido em uma música de trabalho fácil, mas ao mesmo tempo, complexa. Vou usar um exemplo bem próximo: "Tempo" e "Guia-me", da Daniela, são o meio termo perfeito entre a música pop, de fácil assimilação, e a complexidade melódica/harmônica que agrada os ouvidos dos mais exigentes.

Acho que era isso!

Abraço!

Kareline Telles disse...

Vejo que retribui ao Senhor de várias formas por todas as maravilhas que Ele tem feito por vc, por sua vida. E fico feliz em ver, que uma delas é usar seu dom para transmitir de forma tão bela e especial os ensinamentos de D-S para todos, que como eu, amam a música e o poder que ela tem de transformar vidas e mudar histórias. Que o Senhor esteja contigo. Estou aguardando para ouvir todo o CD. Que D-s esteja contigo!

Harison Rocha disse...

Deus o tem abençoado, e pelo visto continuará. Estou ansioso para poder ouvir integralmente essa obra de arte.

lg disse...

oi rafael…

estou adorando este nosso papo aqui, rs.!

"Avinu Malkenu" realmente foi a exceção da exceção. e é um disco do meu coração. e concordo plenamente em relação ao que você disse das músicas "tempo" e "guia-me". são realmente exemplos perfeitos do que você quis dizer. e concordo,neste sentido.

mas avaliando o histórico das minhas músicas de trabalho, temos "getsêmani" e "Ele vive". nenhuma das duas reflete nem de longe a complexidade harmônica do cd. são sempre músicas BEM simples, mas com mensagens BEM fortes. e acho que "novo" segue bem a esta regra…

agora quanto a ceder: a gravadora só escutou meu cd pronto, depois de mixado. não sofri pressão NENHUMA da parte dela, graças a D-S.

agora repare: "getsêmani" fala do sacrifício; "Ele vive" da ressureição; e agora com "novo" falo da volta de Jesus e, assim, crio o elo entre os 3 cds… ;)

abs…

Andressa Bragança disse...

oi andressa… faça o q for melhor pra vcs, mas melhor ainda seria se vcs ensaiassem as músicase cantassem juntos, não, rs.?!

Resposta: Shalom Leonardo, obrigada.. na verdade eu estou ensaiando, mas caso não consiga pegar todas as musicas até lá, irei grava-las.

Agora, o melhor mesmo seria se voce mesmo viesse cantar com a gente, né???? rsrsrs

Shalom Shabat Shalom, e Obrigada por sua atenção!!

Eric Frantto disse...

Enviei um e-mail pra vc, mas até agora não recebi resposta alguma.
lembra da proposta de site pra vc?

Rafael Porto disse...

Você e suas obras intertextuais! Realmente, a mensagem das músicas se complementa. Se foi proposital, é uma ideia digna do Tarantino!

(Dizem por aí que os filmes dele se complementam. Há até um curta brasileiro dirigido pelo Selton Mello que sustenta esta teoria. Mas eu, como bom brasileiro, prefiro citar o Machado de Assis, que costurava uma obra com a outra e misturava personagens de livros diferentes no mesmo enredo).

Voltemos ao tema central de nosso embate filosófico: fico feliz mesmo que a gravadora não tenha exercido nenhuma pressão. Isso é saudável e reforça a confiança que você conquistou enquanto produtor/intérprete.

Quanto às "canções de trabalho", concordo contigo. Nenhuma delas reflete a complexidade do álbum -- até porque, como eu tinha citado, uma música é pouco para avaliar toda a obra.

Mas você também vai concordar que, apesar de tratarmos de gêneros diferentes, "Getsêmani" -- mais puxada para o gospel clássico -- e "Ele Vive" são superiores a "Novo" em uma análise bem técnica.

O que não significa que a música seja ruim, é claro. É só a expectativa e o desejo de que você se supere a cada novo trabalho.

Nem sempre vai ser assim, todos nós sabemos, mas ainda aguardo ansioso "princípio e fim" para ser surpreendido. Principalmente porque as prévias de 30 segundos mostraram que vem coisa muito boa por aí...

lg disse...

oi rafael… mais uma vez, rs…

deixe-me colocar da seguinte maneira:

da mesma maneira que "getsêmani", sendo um gospel mais clássico, está para "Ele vive", que já tem uma pegada bem mais pop ou pop/rock, a música "novo" está para a música "Ele vive"… de "getsêmani" para "novo" a distância é grande (10 anos), mas "Ele vive" está bem no meio entre "getsêmani" e "novo", musicalmente falando.

em termos de letra, acho que as 3 estão em níveis bem próximos.em termos harmônicos e melódicos, talvez "Ele vive" se destaque um pouco acima de "getsêmani" e "novo", mas até isto é bem difícil… "novo" tem uma estrofe incrível e as progressões harmônicas do coro em cima da melodia (que no coro não muda) criam tenções interessantes. na verdade… das 3 músicas a mais simples melódica e harmonicamente é a "getsêmani".

só que tem um detalhe: "getsêmani" tem um arranjo de cordas MAGISTRAL de williams costa jr. "Ele vive" tem um arranjo de metais super interessante e inovador, enquanto "novo" tem "apenas" a base…

talvez daí que você sentiu a falta do "refinamento"…

mas um detalhe: esta versão horrível que está circulando na net pouco ou nada tem da versão original, no cd. grande parte do refinamento de "novo" está na sonoridade de cada elemento. especialmente bateria, guitarras e voz/vocal…

e pense assim: "novo" é a "evolução" natural que "Ele vive" já introduziu depois de "getsêmani"…

e, sim… as 3 faixas são faixa 3 em cada cd. e a progressão teológica (no plano de redenção) foi uma das principais razões pelas quais escolhi "novo" como música de trabalho…

Anônimo disse...

Podemos esperar em breve a gravção de um DVD seu?? Eu acho que na Sony vai ficar mais fácil já que a gravadora é maior. Abço.

Rafael Porto disse...

Léo,

muito bacana a evolução teológica consciente nas mensagens do disco. Seus ouvintes mais assíduos, naturalmente, estarão aptos a digerir algo mais profundo nos novos trabalhos.

Se continuar nesta progressão, o décimo álbum virá acompanhado de um diploma de bacharel em teologia!
hahahahahah

Concordo contigo que Ele Vive está entre Getsêmani e Novo. Faz todo o sentido. Quando citou o arranjo de cordas do seu tio e o de metais, foi na veia do "refinamento" ao qual me referia.

E quanto à qualidade da canção, pode ficar tranquilo. A faixa que ouvi foi um WAV enviado direto pela assessoria da Sony Music aos jornalistas. Melhor que isso, só em vinil!

Quando o disco chegar, provavelmente farei uma análise e publicarei no blog. Te passo o link para discordar de mim e contra-argumentar.

Só assim construiremos um espaço saudável para a troca de conhecimento, como foi feito aqui. Acho que todos temos a ganhar com isto!

Abraço, meu caro. Valeu pela atenção e pelo papo!

lg disse...

bom d+ trocar idéias com você, rafael… com certeza todos somente temos a crescer com este tipo de diálogo…

abs… e que D-S o abençoe…

Cristão Pensante. disse...

Fico feliz por ver em palavras simples e claras as verdades Eternas do Pai. Além de admirar musicalmente o Leonardo, o admiro com discípulo do Mestre, do qual, tento aprender todo dia tbm. Quem dera muitos da mídia "gospel" pudessem falar sobre as Boas Novas assim nessa simplicidade. Amar ao próximo assim como Ele nos amou, ao ponto se necessário for, dar sua própria vida mesmo q não mereçam... Isso resume muita coisa que a religião confunde. Abraço Leonardo, continua nessa simplicidade de Um Caminhante do Caminho. rs

paulinho ocanha disse...

esse texto me fez refletir muito e renovou a minha mente a respeito do propósito de D-s para o homem.
"há aqueles que se omitem no presente, tamanho seu foco na eternidade. há aqueles que negam a eternidade, tamanho seu comprometimento em mudar o presente. e já me vi fazendo o papel tanto de um quanto do outro".

adquiri o cd na última sexta-feira. e estava muito corrido esse dia, por causa do musical de páscoa em que eu participaria mais à noite.
em um intervalo de ensaio, fui ler o encarte, sem ainda ter ouvido o cd por causa da correria.
estávamos eu e dois amigos rindo, quando eu pedi um minuto, e fui mudando completamente o clima do ambiente, ao ser tocado por aquelas palavras.
por esses dias, temos (eu e esses dois amigos), refletido muito a respeito do Reino. e identificamos o quanto as palavras estão "bichadas de costumes", e o quanto pensamos nos acostumamos com seus significados.
mas ao estar sendo impelido naquela semana a desapegar das minhas referências e receber uma nova e verdadeira revelação das palavras, foi então que percebemos o que Cristo quis dizer com; "venha o Teu Reino e seja feita a Tua vontade, assim na Terra como no Céu".
e então lendo o texto (do encarte), fomos tocados e com lágrimas, nos alegramos por ainda existir pessoas que têm se intrigado, e com tanta simplicidade e sabedoria ao mesmo tempo, vivido o Reino e buscado Seu verdadeiro significado. e não só recebendo palavras bichadas de costume, mas tendo um relacionamento com o Vivo Jesus (percebo isso pelos frutos).

não pretendo aqui ficar elogiando apenas por elogiar. mas reconhecer e testemunhar, para que você saiba que o seu trabalho não é em vão. e que existem pessoas, que recebem não somente uma bela voz e excelência em suas canções e textos. mas que que através dessa excelência (celestial sem dúvida), recebem o Reino.

sou músico, ator e bailarino/coreógrafo em uma cia. de artes que talvez você até conheça, a "Cia. Jeová Nissi". fizemos o musical de Páscoa naquele e dia e depois voltamos escutando o seu CD. as canções me tocaram ainda mais que o texto do encarte (que já li pelos menos umas 10 vezes, rs). e quero destacar que fui muito ministrado e renovado em meu anseio por aquele Grande Dia em que estaremos face a face com nosso Amado.

qualquer hora passo por aqui pra deixar meu ponto de vista musical. já adiantando que percebi uma influência alternativa em suas músicas, o que me fez amar esse CD mais que os outros, por ser um ouvinte de música alternativa, e recém ouvinte de música negra (não sei se teria uma colocação melhor, rs). o que pra mim fez uma combinação perfeita e inédita. e me inspire a fazer algum cover, hehe.
abraços, e que assim como cresceu o nível teológico desse álbum, que venha crescer mais ainda no próximo, e me fazer ter uma ataque cardíaco a ler o encarte. HAHAHA.
D-s te abençoe.

Luz disse...

Comprei meu cd hoje, mas não chegou ainda. Já ouvi algumas musicas (na ordem claro, o que é muito importante num CD seu!)Assim que ouvir na integra e degustar o album de uma forma mais profunda darei o meu parecer sobre as músicas. Mas como li o texto aqui, creio que posso comentá-lo desde já.
Gostei bastante dele, e sou suspeito para falar por que sou um adepto irremediável das belezas provocadas por paradoxos. E isso me faz lembrar do paradoxo mais "brutal" e sublime de todos. O Deus Supremo contido num corpo Humano. Achei que você tomaria esse rumo no texto, mas me surpreendeu e terminou com uma reflexão incrível, mas por imaginar Jesus encaixado nesse contexto não posso deixar de comentá-lo.
Creio que Jesus é o maior e mais belo paradoxo de todos. Ele não tinha formosura aos olhos humanos, mas toda a beleza reside nele.
Agostinho retratou esse paradoxo de uma maneira incrível naquela sua famosa citação onde ele diz: "O criador do homem tornou-se homem para que Ele, o Governante das estrelas, pudesse mamar no peito de sua mãe; para que o Pão pudesse ter fome; a Fonte, sede; para que a Luz dormisse, o Caminho ficasse cansado em sua caminhada; para que a Verdade pudesse ser acusada de falso testemunho, o Mestre fosse açoitado por chicotes, o Fundamento fosse elevado sobre o madeiro, a Força enfraquecesse, o Médico fosse ferido; para que a Vida pudesse morrer"
Li esse texto pouco antes da páscoa e estou pensando nele até hoje! Até fiz letra com ele haha. Enfim... Aguardando meu Princípio e Fim chegar! Chegando, faltará apenas o Avinu Malkenu para completar sua disco! Deus te abençoe!

Suellen Alves disse...

Leonardo eu sou daqui do RJ e uma grande fã sua é q eu vou fazer um video para meu namorado e to pedindo varias pessoas para tirarem uma foto segurando um papel escrito assim:Flavio junior aqui em (cidade/estado)já sabem que a Suellen vianna te ama muito)me ajuda ai com essa surpresa por favor .ele é um super fã seu e eu também ele vai se emocionar demais se tiver uma foto sua no video POR FAVOR ME AJUDA AI ?pode enviar a foto para meu Imail:Suuh_black@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Sabe Leonardo, estas musicas transmitem uma mensagem bastante próximas as aulas de Hebraico 3. Muito bom gostei d+.
Lobm.

junior disse...

Leonardo para quem te conhece desde dos tempos do IASP e Tom de Vida , e muito gostoso ver a faze em que vc está vivendo, a independencia e o profissionalismo que se agrupou ao talento que vc já tinha naqueles tempos.

Silvinha disse...

Este cd novo está lindo!
Ganhei de presente de aniversário de uma amiga!
Simplesmente lindoo!

Que Deus abençoe cada vez mais e que belas canções contiue te dando! em nome de Jesus!

Abraço!
Silvinha