25.8.10

Avinu Malkenu (nosso Pai, nosso Rei)





finalmente está tudo pronto e na fábrica. e está muito difícil de acreditar.

quando o meu pastor e grande amigo, edson nunes, pela primeira vez tocou no assunto de que eu deveria gravar um cd de músicas judaicas todo em hebraico, depois do rosh hashaná (ano novo judaico) de 2001 eu sequer tinha lançado o cd "poemas e canções"…! quando iniciamos as gravações há 6 anos no estúdio mosh (os primeiros de muitos pianos e arranjos maravilhosos e incríveis com os quais o genial wendel mattos iria nos presentear) a gente até achou que um dia fosse ficar pronto e sair… mas agora, 6 anos depois, ainda está difícil de acreditar! e tanto o edson quanto eu estamos meio que nas nuvens… e a gente só vai acreditar, mesmo, quando a gente estiver segurando em mãos as primeiras cópias físicas que deverão voltar da fábrica na primeira semana de setembro.

sim. meu terceiro cd será lançado em menos de 3 semanas e ele é um cd inteiramente em hebraico de músicas judaicas. e eu sei que eu lhes devo ainda muitos posts com muitas informações e explicações a respeito deste cd… e estes posts virão, sem sombra de dúvida. mas este aqui, o primeiro, é apenas para tentar expressar a alegria e a gratidão a D-s por este sonho finalmente estar e tornando realidade.

eu sei que todo artista sempre diz isto em época de lançamento, mas pode acreditar que não estou tentando me enganar quando digo que este é o melhor cd que eu já fiz ou do qual já participei em toda a minha vida. e mais do que ninguém, eu sei que eu não sou o responsável por isto ser uma realidade. ele foi acontecendo, "naturalmente"… como se não estivesse de fato sendo dirigido por mão humana (simplesmente não posso dizer que todo o processo esteve sob o meu controle ou do edson).

uma coisa que eu nunca consegui fazer em nenhum dos meus trabalhos, foi criar um cd que musicalmente fosse coeso. em termos de conteúdo os meus dois primeiros até que são, mas por gostar de tantos estilos musicais e linguagens distintas, meus cds sempre foram uma colcha de retalhos de gêneros musicais diferentes que eu tentava unir através da minha voz/interpretação e da mixagem (e os engenheiros que mixaram meus 2 primeiros cds sabem quão difícil foi deixar os cds pelos menos razoavelmente coesos sonoramente). este cd "Avinu Malkenu" até passeia por estilos musicais diferentes, mas todos dentro de uma mesma linguagem. uma linguagem que, ao mesmo tempo em que é contemporânea, sofre influências fortes de música erudita; ao mesmo tempo em que está mergulhada na tradição e cultura judaicas, ela ainda tem uma certa brasilididade e uma sonoridade que remete aos meus outros dois trabalhos. ou como eu escrevi no próprio encarte: conseguimos o milagre de eu ser "eu, mesmo", numa outra língua, cultura e linguagem.

a pessoa a quem sou mais grato é, obviamente, o edson. ele que teve a idéia inicial, foi ele quem incentivou e acreditou em tudo isto desde o início. ele participou ativamente de todas as decisões que foram tomadas, tanto que não posso assumir sozinho, a produção deste cd; nós dois o produzimos juntos, passo a passo. talvez seja a primeira vez em muito tempo (pelo menos a primeira vez de que eu tenho conhecimento) em que um pastor que não é músico e um músico que não é pastor trabalharam juntos desta maneira num projeto, sem que um tivesse mais influência do que o outro, tomando todas as decisões juntos. e louvo a D-s por ter podido trabalhar desta maneira com o edson. olhando o resultado, com certeza, posso dizer que valeu a pena!

tem muito mais gente pra eu agradecer, mas por hoje, basta… nestas próximas duas semanas pelo menos mais dois posts, um com mais agradecimentos e outro com muitas explicações (principalmente a respeito do repertório).

11 comentários:

lg disse...

finalmente possibilitei os comentários…

Esther.3dg disse...

nossa! que legal! sempre quis comentar aqui! rs.

Léo,( se é que eu posso te chamar assim.rs) em que site eu posso comprar o CD quando sair?

Ederson Peka disse...

É, finalmente... :-)
Acompanhando sempre.
Deus abençoe!

Zierley Jardim disse...

que bom... os comentários.
querido, muito feliz por você e pela nossa música expandida através de vc.
mais uma vez nosso Deus vai ser cantado.
em nome de Jesus vai ser tudo lindo.
ansioso pelo disco. uma pena morar longe e não estar na expô.
mas aguardo.
quando disponível pra comprar, posta aqui.
todos aqui louvamos a Deus pela sua música verdadeira.
abraço, meu caro.

Judson Araujo disse...

Meu Jesus quanta demora hein! rs. Mas até que enfim a ansiedade acabou e o cd chegou! Vô correndo encomendar o meu e um para presentear um grande amigo judeu! E Léo, que o Senhor te abençoe e te guarde meu irmão! Você é canal de bençãos. Ah, veja se consegue um espaço no blog para sua agenda. Vai ajudar bastante quem quer ser abençoado através de sua música. E faça o favor de vir cantar no interior Rio hein! rs. Só pra completar, falta muito tempo pra chegar o DVD? rs. Abraço e fique com Deus!

Unknown disse...

Shalom Leonardo,

Comprei seu CDaqui em Curitiba, estou maravilhado. É simplesmente inspirador, deve ter sido muito trabalhoso, pronunciar o kaddish não é facil...rsrsr Um dia eu consigo...rsrsr

Até agora ainda não consegui escolher minha musica preferida, todas são particularmnete unicas no ritmo, letra e entonações. Com certeza um prêmio logo te espera.

Shalom

Reality the real sound disse...

este cd precisa vir para Campo Grande -RJ.

Alma Escritora disse...

Pude sentir a presença de Deus.Que Ele continue te abençoando.

Unknown disse...

Esse CD é realmente lindo. Parabéns, que O Senhor Jesus continue te abencoando!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Shalom!! Sou de uma comunidade que está começando a aprender louvores em hebraico e gostaria muito de cantar seus louvores la, mas não encontro as cifras de que preciso. Queria pedir, por gentileza, que me mandasse, se possivel, a cifra de V'haer Enenu. Obrigada :) (Ana Cristina - anavotuporanga@hotmail.com)

Angel disse...

Oi Leonardo? Tudo bem?

O mais legal de ouvir esse CD é saber que tive participação nas informações dele.

Esse CD é como um filho para mim.

Deus abençoe seu ministério e que venham muitos trabalhos para a Glória de Deus!

Abço
Angelica Maciel