8.9.10

Rosh haShana


tem tanta coisa pra escrever que sinceramente não sei nem por onde começar…

não sou lá muito adepto do que eu denomino de "superstição religiosa" e tenho minhas ressalvas especialmente quando as coisas parecem ser em demasiado óbvias. sou avesso à tentativa de constantemente espiritualizar as coisas que acontecem na nossa vida baseado no princípio de causa e efeito, até porque, na minha opinião, isto elimina o papel da graça imerecida de D-s para com todos nós.  se D-s me "abençoa" porque sou "fiel", esta bênção não é exatamente "imerecida".

não me entendam erroneamente! eu creio num D-s soberano que age através da história da humanidade, que protege as aves e que sabe a quantidade exata de fios de cabelos que tenho sobre a minha cabeça; creio, sim, num D-s pessoal que se importa comigo, quer o meu bem e que busca, em todas as situações, ajudar-me a enxergar e incluí-lO mais em minha vida… mas essa coisa que "o carro de fulano foi roubado porque estava vivendo em pecado" nunca fez muito sentido para mim. muitos ditos "injustos" recebem o que não merecem e muitos justos não têm sequer o mínimo para viver!

mas de vez em quando D-s  me surpreende com algumas coincidências cujo significado posso até não compreender, mas que arrancariam um sorriso até mesmo dos lábios mais céticos…

durante os 8 anos de pesquisa e preparação e 6 anos de processo de gravação do cd "Avinu Malkenu" uma das coisas que eu mais ouvi e mais me questionei foi que estava, realmente, demorando demais para finalizar e lançar este cd! e até para mim, que costumeiramente já sou demorado no meu processo criativo, realmente preciso admitir que estrapolei todos os prazos razoáveis para a finalização deste trabalho. mas acompanhe comigo somente 3 coincidências:

1.) já mencionei aqui antes que a sony music se abriu para o mercado de música religiosa justamente no ano em que este cd ficou pronto; nem 1 mês antes e nem 1 mês depois.

2.) a faixa título do cd é "Avinu Malkenu", a oração central dos 10 dias temíveis –que começam com o Rosh haShana hoje às 17:30h e vão até o Yom Kippur– e qual o dia EXATO em que o cd vai chegar da fábrica? hoje, no Rosh haShana.

3.) justamente nesta semana (de Rosh haShana) adventistas do sétimo dia ao redor de TODO o mundo estão estudando no guia de estudos da escola sabatina que assunto?! a relação entre judaísmo e cristianismo e o diálogo (que deveria haver) entre estes dois grupos; que é o objetivo deste trabalho, que chega da fábrica amanhã!!!

me chamem do que quiserem, mas hoje a frase "tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu" (Eclesiastes 3:1) tem um sabor diferente para mim. 

que maneira incrível de celebrar a entrada no ano 5771…


ps.: encontro todos na expocristã amanhã, no stand da sony music.

16 comentários:

André R. S. Gonçalves disse...

é uma delícia receber a confirmação explícita de Deus quando já temos a implícita
boat

Ederson Peka disse...

Foi exatamente o que eu pensei estudando a lição, especialmente hoje! Que coisa!
"Talk about perfect timing!"
;-)

flexa disse...

Isso me edifica meu irmão, ver que quando as coisas acontecem no tempo certo, tudo acontece de forma natural. Isso me alegra realmente: a fidelidade de Deus. Me alegro com vc mesmo sem ter intimidade meu irmão. um abs

Anônimo disse...

comentei ontem com o Edson sobre isso, do 'Avinu' chegar no dia da comemoracao do rosh hashana, mas n tinha me ligado no lance da licao que fala da carta de Paulo explicando q a msg é para tds e nao somente para os judeus. Fantastico isso. que D-s continue abençoando tds os envolvidos nesse trabalho e quem vier a ouvir essa obra.

Soraya Gonçalves disse...

O bonito de tudo, é quando nosso olhar é despertado pra perceber essas "coincidências"!

Unknown disse...

Bom dia Leonardo! tentei achar seu site para achar um espaço para comunicação além do blog, mas automaticamente fui direcionada para cá, então será aqui mesmo que me comunicarei com você. Sou da Igreja Unida de Ermelino Matarazzo, onde já congregou Luciano Claw e já foi muito visitada pelo Baruk...pessoas estas próximas a você. Pois bem, temos uma Cia de Teatro na Igreja e a pouco apresentamos nosso último trabalho. Uma peça de 1hr e 50 min. totalmente expirada em sua música " Ele Virá". Já na primeira apresentação quase 1.500 pessoas assistiram e em média 100 pessoas se reconciliaram e aceitaram a Cristo, na maioria jovens. A estréia foi em 06/06 e de lá já tivemos mais 2 apresentações em outras igrejas. Teríamos mais apresentações se não fosse o tempo e outros trabalhos que o grupo tem desenvolvido que acabam "atrapalhando" a realização de uma turnê pelas igrejas. No sábado agora temos mais uma apresentação. As pesssoas tem sido altamente impactadas pela mensagem da peça e gostaríamos de compartilhar esta benção com vc, no qual Deus tem te usado a escrever músicas que nos expiram a escrever textos que arrebatam tantas pessoas do caminho mau.
Obrigada por tudo e continue permitindo que Deus te use como Ele tem te usado.
Mais detalhes: andreaepedro@uol.com.br
Grande Abraço,
Cia Teatral Vertente.

Rafael Porto disse...

Fiquei muito feliz que tenha aberto novamente seu blog para comentários. Há algum tempo, quase dois anos, para ser mais exato, tive a oportunidade de conversar contigo depois de um culto, em Vila Velha, Espírito Santo, e fiquei admirado do conhecimento que ia além da música.

Bom enxergar neste espaço um pouco mais desse universo que compõe o Leonardo Gonçalves. Abraço. Fique com D-s.

Anônimo disse...

tenho certeza que vai ser um benção , não de mim ..mas incluindo todos aqueles que receberem essa benção ...Deus seja louvado...a ele toda honra e toda glória e todo louvor..

Marco Tulio disse...

acho que ninguém, exceto o próprio Léo, espera tanto por este cd como eu... muito ansioso!

hilan disse...

boat drinks!
Como eu queria estar em uma igreja que entendese a relação dos judeus com o cristianismo!

lg disse...

hilan… você pode criar/ser esta igreja. e ela existe, sim! cheia de falhas, mas existe. creia! rsrsrs…

Leandro Capilluppi disse...

Muito legal! Deus sabe e toma conta de tudinho mesmo, né?

Moa e Paty disse...

Infelizmente não pude estar na expocristã para acompanhar o lançamento do "Avinu Malkenu". Mas continuo orando pelo trabalho e, principalmente, pelo povo de Israel.
D'US continue te usando irmão e abençoando seu lar!
Shalom!

Mario Santos disse...

Mais uma vez você me surpreende com esse seu jeito mais q especial de lidar com as coisas. Te admiro muito como pessoa e como artista. D-s realmente te usa irmão em tudo.

Will disse...

Leo sem dúvida você é uma bênção. Me identifico muito contigo cara. Você era o que faltava na música cristã. [;)] grande abraço!

Unknown disse...

Uma benção este CD. Deus te abençoe meu irmão!!
Sou de uma Sinagoga Cristã em São José dos Campos SP, cujo nome é: "Ministério Consolador de Israel"
Site: www.shofar.com.br
Cantamos algumas músicas em Hebraico tb... e sabemos que Deus se alegra muito...
Estamos nos preparando para a festa dos Tabernáculos...benção demais..
Vou comprar seu CD pra dar para a Pra lah da Igreja, ela vai ficar nas nuvens...
Continue vivendo no Tempo e nas Estações certas do Pai!!

Shalom Shalom!!

Josy