24.12.11

natal e música…



a maioria das pessoas que me conhece, sabe que não sou muito de datas comemorativas, de maneira geral. já escrevi aqui a respeito da minha quase àversão a meu aniversário, e, sinceramente, natal também não está exatamente entre as minhas datas prediletas, também, rs… isto talvez tenha várias razões… não sei ao certo dizer quais… com certeza não tenho nenhum problema com a celebração do nascimento de Jesus (que, por sinal, de uma maneira ou de outra celebramos –ou deveríamos celebrar– todos os dias), tampouco tenho dificuldades pelo fato da data e alguns dos símbolos mais corriqueiros serem "pagãos"… 

talvez tenha um pouco que ver com o que minha amiga fabiana bertotti escreveu num post em seu blog… e talvez tenha que ver com o fato de os primeiros 12 natais dos quais eu tenho memória terem sido vividos no hemisfério norte, na neve, no escuro e de eu estar, neste momento, mesmo que de madrugada, derretendo de calor aqui na ZN de são paulo, rs…

até tenho algumas memórias lindas de natal, como aquela vez em que o passamos na casa de minhas tias-avós em stuttgart, no sul da alemanha, com o pôr-do-sol às 16:30hs e neve, com direito a um pinheiro de verdade, cujas luzes eram velas de verdade (e não estas luzes coloridas artificiais) e com canções natalinas (predominantemente barrocas) cantadas por todos nós em volta de um piano de armário que já sobrevivera a duas guerras mundiais…

aliás… se tem uma coisa de que sempre gostei, desde que me entendo por gente, é música de natal. se a festa, os presentes, o peru, as compras e o estresse não me comovem, música de natal ocupa um lugar especial no meu coração. e para o desespero da minha esposa e outras pessoas de convivência próxima, escuto música de natal o ano inteiro, rs… e me deu uma vontade de compartilhar minhas músicas prediletas com vocês.

estas primeiras duas ocupam um lugar especial e de destaque para mim. meus pais têm uma edição especial de 2 vinis em couro vermelho de canções de natal do mormon tabernacle choir (o coral de 300 vozes da sede da igreja dos santos dos últimos dias em salt lake city) e esta sonoridade singular deste coral consegue evocar em mim os sentimentos mais natalinos possíveis. escuto este som desde muito antes da invenção do cd!!! pelo menos, desde os 6 anos de idade (ou seja: 1985).

no primeiro vídeo a música termina lá pelos 3:30, mas o vídeo continua… não me perguntem por quê, rs… e esta primeira música, pra mim, é a mais natalina de todas!



esta segunda é uma de minhas canções prediletas de natal… o arranjo aqui é bem diferente daquele que eu tenho na minha cabeça, sempre que penso nesta música, mas é um arranjo lindíssimo (aliás, muito mais bonito do que eu jamais seria capaz de fazer) e também do mesmo coral, com aquela sonoridade que pra mim "grita" natal, rs…



agora não poderiam faltar duas músicas de morten lauridsen (o autor do "amen" que segue à música "somente a Ti" do cd viver e cantar) e embora ambas façam parte da minha vida há muito menos tempo, conseguem me sensibilizar no mínimo tanto quanto as duas aí acima.

sem comentários, primeiramente "O Magnum Mysterium" (e coloquei aqui uma versão que é só audio, mas que é a melhor de todas, além de estar em hd):



e depois "sure on this shining night"… por alguma razão, o blogger aqui não está carregando exatamente a versão que eu quero, que é em hd; detalhe: é o próprio lauridsen quem está tocando o piano (sim, ele ainda está vivo!)… então clique aqui para assisti-lo, por favor! (e não deixe de assistir, porque talvez, de todas, seja a música mais linda!!!)

acho que, pra começo de conversa, tá legal… vou ver se arrumo um tempo pra postar amanhã mais músicas de natal, mais modernas, talvez (mercyme, future of forestry, etc.)


ps.: para os lauridsen afficionatti (diga-se jonas paulo, rs.) vai sair um documentário a seu respeito no dia 07.02.2012 que promete, hein? pra quem quiser saber mais, clique aqui.

11 comentários:

Taminha disse...

Belo texto, como de praxe e obrigada por externar os vídeos, tô ouvindo aqui e tentando brotar algum sentimento "natalino" in my heart... mas... enfim...
Valeu pelas contribuições musicais, são perfeitas, leo!!!
Abs em vcs. =)

Tamara S.

Samuel Costa disse...

Muito bom o texto!! E entendo a tua concepção de Natal. O fato é que muitas pessoas nesta data, so lembram de comida e bens matereias. Eu também curto muito as musicas natalinas, elas tem algo muito especial e forte.

Lilian disse...

Mercy Me, você também curte???
Acabei de escrever o meu humilde post com algumas de minhas favoritas -- good timing, kindred spirit. Preciso arrumar um cantinho aqui dessa casa lotada (estamos em Orlando com toda a família pra escutar as suas favoritas). Cara, esse grupo The Future of Forestry, eu vi um ou dois vídeos e mais nada. Vou agora com a Alisha aqui dar uma conferida.

Lilian disse...

(meta-comentário sobre meu comentário anterior, eu endorso o conteúdo, obviamente, mas por alguma razão eu achei que estava me dirigindo ao seu irmão mais velho, já q ele também tem um blog -- é a "velheira" da chegada dos 40 ;) -- e então o tom está meio "off," that is I wouldn't have addressed you the same way, had I been aware I was commenting on your blog when I posted the comment. Sorry about that!)
I can't wait for your new CD, I **love** Dani's & I had my mom send me two so I can give one to a friend. :)

Reaper Avenger disse...

A Paz querido irmão Leonardo, eu gostaria de lhe fazer algumas perguntas relativas ao seu ministério, pois eu sinto-me muito tocado pelo louvor e sinto que o Senhor tem muitas coisas preparadas para mim na área da musica, coisas que eu mesmo desconheço... Oque me deixa muito confuso. E eu admiro muito o dom que Ele te deu, talvez seja loucura pedir este imenso favor mas eu gostaria de manter contato contigo, pois eu creio que isso poderia me ajudar...
Caso isso não seja possível, eu digo amem, pois sei que você tem muitas coisas a fazer, mas caso seja possível lhe passarei dois e-mails para mantermos contato.
Grato Lucas.

Josiel Dias disse...

Olá meu querido Leonardo Gonçalves, Graça e Paz.
Parabéns pelo seu blog uma benção, já estou lhe seguindo, sou o seu fã. Aproveitamos a oportunidade para compartilharmos também o nosso blog. Mensagem, Edificante para alma. Ficaremos felizes por vossa visita e mais ainda se nos seguir-nos.
Deus continue lhe abençoando.
Josiel Dias
Mensagem Edificante para Alma
http://josiel-dias.blogspot.com
Rio de Janeiro

Anônimo disse...

Ô Leo, o meu comentário não tem nada a ver com o texto, porém, em relação a uma música. Conhece a música Chora Israel do Sergio Lopez? Eu acho que ia ficar muito bonita na sua voz! Mas é só uma opinião, qualquer dia desses se tiver tempo, tente ouvi-la... a melodia é bem bonita... Ahhh, e quero aproveitar para te parabenizar pela sua dedicação em relação ao canto! Cada vez mais que eu vejo um video seu no youtube eu percebo que você tá melhorando mais ainda! Que Deus possa abençoar cada vez mais o seu ministério! Bruno de Brasília-DF

Marco Túlio Lacerda disse...

Qualidade sem comentários, por isso voçê é um excelente músico.
obrigado ppelo post que mesmo sendo do natal,...
eu o vendo hoje escuto estas musicas com muito bom grado...
posta mais a respeito de seus estilos preferidos pra gente ouvir...
abraço leo.

Anônimo disse...

Adorei!! Sou um fã do Mormon Choir!! Curto muito seu estilo de música. Hamilton Martins - Brasília / DF

Jônathas Sant'Ana disse...

Bem,só vi essa postagem hoje, não ia comentar pq já passamos da páscoa inclusive haha, mas não posso deixar de comentar. Eu adoro o Natal. Nasci na véspera dele inclusive. Sou apaixonado especialmente por musicas natalinas. Em 2011 eu tive a oportunidade de ouvir o que considero um dos melhores álbuns de natal contemporâneo que já ouvi. O Christmas in Diverse City, do TobyMac. E por incrivel que pareça duas das minhas musicas preferidas do album sao What Child is This (numa versão dignissima) e Carol od the Kings. Se tiver tempo, ouça essa ultima (deixo aqui o link). Ele fez algo incrivel mixando versos dele, Carol of the Bells e We Three Kings! E fez uma improvavel mistura musical: http://www.youtube.com/watch?v=LYGhMBR3lrk

Lê " ) disse...

da hora o texto, entendi sua realidade